Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Paralímpicos: 88 atletas russos vão competir sob bandeira neutra

Os atletas russos e bielorrussos competirão nos Jogos sob uma bandeira neutra
Os atletas russos e bielorrussos competirão nos Jogos sob uma bandeira neutraProfimedia
O Comité Paralímpico Internacional (IPC) anunciou que 88 atletas russos vão competir sob bandeira neutra nos Jogos Paralímpicos de Paris.

Nos Jogos Paralímpicos, que começam na quarta-feira, oito bielorrussos também competirão como atletas neutros, disse o porta-voz do IPC, Craig Spence, numa conferência de imprensa. Os para-atletas da Rússia e da aliada Bielorrússia devem competir sob uma bandeira neutra depois de terem sido amplamente banidos do mundo desportivo após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

O IPC, juntamente com as federações desportivas mundiais, supervisionou o seu regresso gradual como participantes neutros nos Jogos Paralímpicos sob condições rigorosas.

Para serem convidados a participar, os indivíduos que tiveram um desempenho suficientemente bom para se qualificarem tiveram de passar por um duplo controlo. Uma agência externa contratada pelo IPC teve de verificar se os potenciais participantes não apoiavam ativamente a guerra na Ucrânia ou tinham ligações às forças armadas do seu país.

Um processo semelhante foi utilizado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos no início deste verão, onde participaram 32 atletas neutros de ambos os países.

Uma diferença notável entre os Jogos Paralímpicos e os Jogos Olímpicos é a decisão da World Para Athletics de autorizar os participantes russos e bielorrussos a competir em eventos de para-atletismo, o que não foi o caso dos seus compatriotas nos Jogos Olímpicos. No entanto, os atletas paralímpicos da Rússia e da Bielorrússia não poderão participar na cerimónia de abertura, na quarta-feira, no centro de Paris.