Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogou em Portugal e está entre a vida e a morte: Quem é Rainford Kalaba?

Dennis Mabuka
Rainford Kalaba, à direita, em ação durante o Campeonato do Mundo de Clubes de 2015
Rainford Kalaba, à direita, em ação durante o Campeonato do Mundo de Clubes de 2015Profimedia
No sábado, 13 de abril de 2024, o antigo internacional da Zâmbia Rainford Kalaba (37 anos) esteve envolvido num terrível acidente rodoviário ao longo da Great North Road, em Kafue S Corners, perto da pedreira de Kafue, que o deixou em estado crítico.

A triste notícia foi confirmada pela Força Policial da Zâmbia através do seu oficial de relações públicas, Rae Hamoonga, que afirmou ter registado um acidente de viação fatal ao longo da Great North Road, em Kafue S Corners, perto da pedreira de Kafue.

O que aconteceu a Kalaba?

"O incidente envolveu Muyunda Isaac, de 32 anos, de Kamwala South, que conduzia um camião Howo com a matrícula AIC 805 e o reboque BAC 9540. O camião sofreu danos consideráveis. Além disso, uma condutora não identificada, de residência desconhecida, conduzia um automóvel Mercedes Benz, sem matrícula, na direção sul-norte. Infelizmente, ela sucumbiu aos ferimentos no local do acidente. O carro Mercedes Benz também sofreu danos significativos".

O comunicado prossegue: "Um passageiro, Rainford (Kalaba), de 37 anos, de Mufurira, província de Copperbelt, ia a bordo do veículo Mercedes Benz. Suspeita-se que tenha sofrido ferimentos internos e foi imediatamente transportado para a UTH para receber cuidados médicos adicionais. As investigações preliminares indicam que o acidente ocorreu na sequência de uma ultrapassagem indevida pelo veículo Benz, o que levou a uma colisão com o camião que vinha em sentido contrário".

No domingo, o University Teaching Hospital (UTH), onde Kalaba foi internado, emitiu um comunicado através do oficial de relações públicas Nzemba Chanda, confirmando que o antigo capitão dos Chipolopolo se encontrava em estado crítico, mas estável.

"Kalaba continua internado no Hospital Universitário, a situação atual é crítica mas estável, em comparação com ontem (sábado). As equipas médicas continuam a trabalhar 24 horas por dia para melhorar a sua condição", lê-se na atualização de Chanda.

Como é que a notícia foi recebida na Zâmbia?

O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, pediu à nação da Faixa do Cobre que rezasse por Kalaba, que descreveu como um herói lendário. "Desejo-te uma rápida recuperação, lenda e herói", escreveu o Chefe de Estado nas suas páginas das redes sociais. "A Nação está a rezar por ti!"

O antigo Presidente da Zâmbia, Edgar Chagwa Lungu, recorreu a orações pelo jogador que, segundo ele, tinha feito coisas boas para o país. "Este sábado, juntamo-nos como zambianos para rezar a Deus pela vida do nosso jovem 'Mestre', Rainford Kalaba. Ele significa muitas coisas boas para o nosso desporto futebolístico neste país".

"Querido Deus, rezamos por graça, misericórdia e cura para ele, ao mesmo tempo que fortaleces a sua família, os amigos mais próximos e todos nós, na Zâmbia. Salva a sua querida vida e cura-o, Senhor, em nome de Jesus Cristo, eu rezo. Amém".

O presidente da Associação de Futebol da Zâmbia (FAZ), Andrew Kamanga, disse que estavam a acompanhar a situação de Kalaba e que continuavam esperançados de que ele acabasse por recuperar.

"A comitiva da FAZ, liderada pelo vice-presidente Justin Mumba e pelo secretário-geral Reuben Kamanga, regressou diretamente de uma visita de serviço a Choma para ver Kalaba, horas depois de este ter sido internado no Hospital Universitário no sábado", disse Kamanga num comunicado obtido pelo Flashscore.

"No domingo, visitámos Kalaba com o secretário-geral e outros funcionários do secretariado e ficámos a saber dos enormes esforços que a equipa médica está a fazer para ajudar o nosso campeão a recuperar. Os médicos estão, sem dúvida, a dar o seu melhor para garantir que ele recebe os melhores cuidados e apoio possíveis".

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades do Ministério da Saúde e do Desporto para garantir que criamos o melhor ambiente possível para que o nosso campeão receba os devidos cuidados e tratamento, e o nosso apelo a todos é que mantenham a estrela vencedora da Taça das Nações Africanas de 2012 nas suas orações".

No entanto, Kamanga não dirigiu palavras amáveis aos que espalharam rumores maliciosos sobre o estado de Kalaba após o acidente e agradeceu ainda à polícia pela sua atualização precisa e atempada, dizendo que tinham de confiar nela antes de fazerem qualquer anúncio.

Numa nota triste, fomos apanhados de surpresa pelo síndrome da "notícia de última hora" que caracterizou o anúncio da sua hospitalização. "Apesar dos nossos esforços para garantir que se tomava o devido cuidado antes de fazer qualquer anúncio importante sobre o seu estado de saúde, o comboio das redes sociais passou à frente de todos", explicou Kamanga.

"Saudamos a polícia, com quem estivemos sempre em contacto e que nos forneceu uma atualização precisa e atempada. Não há nada que substitua o profissionalismo em momentos tão delicados e tivemos de confiar na polícia e nas autoridades sanitárias antes de fazer qualquer anúncio", prosseguiu.

O antigo clube de Kalaba, o TP Mazembe, escreveu: "Estamos contigo, nosso Mestre, e desejamos-te uma rápida recuperação".

Quem é Rainford Kalaba?

Nascido em Kitwe, a 14 de agosto de 1986, Kalaba iniciou a sua carreira no Afrisports Kitwe United, que mais tarde passou a chamar-se Kitwe United, assinando o seu primeiro contrato profissional em 2005. No Kitwe, Kalaba disputou 26 jogos e marcou 19 golos.

Após uma época, transferiu-se para o Nice, em França, onde disputou apenas três jogos e não marcou qualquer golo. Mais tarde, regressou à Zâmbia e assinou contrato com o Zesco United, onde ajudou o clube a conquistar a Taça da Zâmbia em 2006 e o título da Superliga da Zâmbia em 2007. Foi também o melhor marcador da época, com 23 golos.

Após o sucesso com o Zesco, regressou à Europa e assinou um contrato de cinco anos com o SC Braga, da Liga, em abril de 2008. Não jogou pelos minhotos, que o emprestou ao Gil Vicente, onde fez 26 jogos e marcou seis golos.

Em 2009, o SC Braga voltou a emprestá-lo à UD Leiria, onde fez apenas quatro jogos e marcou um golo.

Em 2011, Kalaba regressou a África e assinou pelo gigante da República Democrática do Congo, o TP Mazembe, onde ganhou vários prémios. Primeiro, ajudou o TP Mazembe a conquistar cinco títulos consecutivos - 2011, 2012, 2013, 2014 e 2016 - e o quinto título da Liga dos Campeões da CAF em 2015, depois de derrotar o USM Alger da Argélia por 4-1 na final.

Venceu a Supertaça da CAF em 2011 e 2016 e conquistou o título da Taça da Confederação com o Mazembe em 2016, terminando como melhor marcador com sete golos. No total, Kalaba disputou 280 jogos pelo Mazembe em todas as competições e marcou 78 golos.

Como foi o desempenho na seleção da Zâmbia?

Na cena internacional, Kalaba estreou-se pelos Chipolopolo da Zâmbia a 11 de junho de 2005, numa vitória por 3-0 contra Eswatini durante a Taça COSAFA, e nunca mais olhou para trás.

O seu feito mais memorável foi ajudar a Zâmbia a conquistar o título da CAN de 2012, depois de derrotar a Costa do Marfim nos penáltis. Apesar de Kalaba ter desperdiçado a sua cobrança de penálti, Stoppila Sunzu marcou o golo da vitória e deu o troféu aos Chipolopolo.

Kalaba entrou para a história depois de ter disputado o seu 100.º jogo pela Zâmbia em junho de 2017, quando a seleção perdeu por 1-0 contra Moçambique. Mais tarde, Kalaba não foi escolhido para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018 contra a Argélia e a Nigéria, no outono de 2017.

Depois de um percurso futebolístico empolgante de 18 anos, Kalaba, que disputou 103 jogos pelos Chipolopolo e marcou 15 golos, anunciou a 29 de junho de 2023 que pendurava as chuteiras para assumir um cargo de treinador no TP Mazembe.

"Após 13 anos no TP Mazembe, penduro hoje as minhas botas. É uma gratidão e uma honra ter feito parte da família Mazembe durante os meus tempos de jogador. Nunca esquecerei os bons momentos que vivi em campo com a camisola do Mazembe e fui capitão da equipa uma vez na minha carreira", explicou Kalaba nas suas páginas oficiais nas redes sociais.

"Estou triste por anunciar a minha retirada a todos os meus fãs em todo o mundo, não foi uma jornada fácil para mim, mas estou feliz por continuar a trabalhar com a equipa técnica do TP Mazembe. Vamos ver o que esta nova jornada tem para oferecer. Obrigado mais uma vez a todos os meus queridos fãs, que Deus vos abençoe".

O Flashcore deseja a Kalaba uma rápida recuperação.