Jorge Giménez ratificado como presidente da Federação Venezuelana de Futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jorge Giménez ratificado como presidente da Federação Venezuelana de Futebol

Jorge Giménez durante um evento
Jorge Giménez durante um eventoProfimedia
O empresário foi confirmado na quinta-feira como chefe de Estado da organização para os próximos quatro anos, acompanhado na direção por um deputado do partido do governo, informou a organização.

Antigo proprietário do Club Deportivo Lara, Jorge Gimenez foi eleito em assembleia-geral extraordinária, em Caracas, à frente de uma candidatura única para o mandato 2024-2028. O processo estava inicialmente previsto para 2025.

A votação revalidou ainda Pedro Infante, deputado do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e antigo ministro do Desporto do governo de Nicolás Maduro,como primeiro vice-presidente da Federação Venezuelana de Futebol.

A FVF, num comunicado publicado por volta da meia-noite, depois de um dia marcado pelo secretismo, refere que as eleições antecipadas respondem a um pedido da CONMEBOL, na sequência de uma reforma dos estatutos aprovada em 2022 para os tornar mais "alinhados com as orientações" da FIFA.

"Numa comunicação enviada em janeiro deste ano, a FVF foi instada a tomar as ações e diligências necessárias para que estes estatutos estivessem em vigor e em pleno efeito operacional", refere o documento.

Giménez, antigo empreiteiro da empresa petrolífera estatal PDVSA, assumiu o cargo em 2021.

Ganhou então uma eleição realizada sob a batuta de um conselho nomeado pela FIFA após a prisão por acusações de corrupção do seu antecessor, Jesus Berardinelli, e a sua morte sob custódia policial por insuficiência respiratória.

Foi o auge das tensões após a detenção do presidente do organismo por 28 anos, Rafael Esquivel, a 27 de maio de 2015, na Suíça, no início do escândalo FIFAgate.

"A nossa responsabilidade é ainda maior", explicou Jorge após a sua ratificação, como citado na nota divulgada pela instituição.