Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

José Manuel Constantino Personalidade do Ano da Federação de Desportos de Inverno

LUSA
José Manuel Constantino faleceu em agosto
José Manuel Constantino faleceu em agostoJOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
O ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal COP) José Manuel Constatino foi homenageado, a título póstumo, com o Prémio Personalidade do Ano pela Federação de Desportos de Inverno (FDI), durante a sua gala anual, no sábado.

Em cerimónia que decorreu na Pousada de Juventude da Serra da Estrela, o destaque foi o prémio para Personalidade do Ano que distinguiu José Manuel Constantino, presidente do COP entre 2013 e 2024, distinguido por ter contribuído para engrandecer o desporto olímpico em Portugal e o desenvolvimento do setor no país.

Na ocasião, Pedro Flávio, presidente da FDI, traçou um balanço do ano e destacou vários dos feitos alcançados: “Nesta gala, celebramos as conquistas da época passada, mas também olhamos para o futuro, celebrando o crescimento das nossas modalidades e da nossa federação".

"Na época 2023/24, participámos em mais de 70 competições e estágios internacionais, incluindo campeonatos do mundo, campeonatos europeus, taças do mundo e Jogos Olímpicos da Juventude, nos quais conquistámos o primeiro diploma Olímpico dos desportos de inverno para Portugal", realçou.

O dirigente destacou ainda o regresso às competições internacionais do bobsleigh, 35 anos depois, participando na Taça da Europa em Lillehammer, na Noruega, e a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizaram na Coreia do Sul, "com a maior comitiva de sempre (6 atletas: 2 de esqui alpino e 4 de patinagem de velocidade no gelo, a cota máxima permitida alcançada apenas por 12 países participantes)".

Em paralelo, destacou que a FDI-Portugal tem investido no desenvolvimento de diversos projetos juvenis, que, na época passada, referiu terem envolvido mais de 5.500 crianças e jovens de escolas de todo o país, incluindo crianças com necessidades especiais, salientando o Projeto Ice4All, o Curling@Schools e o Projeto P.A.I.S., que significa Participar, Aprender, Integrar, Socializar.

Entre os principais destaques realce para o prémio Equipa do Ano, entregue à seleção nacional de hóquei no gelo, vice-campeã da Development Cup 2024, enquanto o clube distinguido foi o Hóquei Clube do Porto, representante nacional na recém-criada Liga Ibérica de hóquei no gelo, uma iniciativa organizada pela FDI-Portugal e pela sua homóloga espanhola, cuja apresentação teve lugar em 12 de setembro último.

Paulo Baptista, da modalidade de patinagem de velocidade, foi eleito o Treinador do Ano, ao passo que na mesma modalidade a atleta do ano galardoada foi a madeirense Jéssica Rodrigues.

O Clube Revelação do Ano foi para o Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres. Já o prémio Época Desportiva foi destinado ao projeto P.A.I.S., que visa colocar crianças e jovens portadores de deficiências físicas e intelectuais em contacto com os desportos do gelo.

Na cerimónia marcaram presença, entre outros, o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Araújo, e o presidente da Confederação do Desporto, Daniel Monteiro.

Lista de atletas do ano premiados:

Esqui Alpino – Ricardo Brancal (CNM)

Esqui de Fundo – Mariana Cabrita (Roller Lagos Clube de Patinagem)

Snowboard – Adele Vankerschaver (Individual)

Hóquei no Gelo – Jayla do Rosário Bonaiuti (Ice Clube da Covilhã)

Curling – Christopher Ribau (individual)

Patinagem de Velocidade no Gelo – Jéssica Rodrigues

Patinagem Artísica no Gelo – David Gouveia (Individual)

Bobsleigh – Abdel Larrinaga (Sporting Clube de Portugal)