Jovem surfista Tiago Stock vencedor surpresa do Capítulo Perfeito em Carcavelos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jovem surfista Tiago Stock vencedor surpresa do Capítulo Perfeito em Carcavelos

Tiago Stock conquistou Capítulo Perfeito com apenas 18 anos
Tiago Stock conquistou Capítulo Perfeito com apenas 18 anosUnião das Freguesias de Carcavelos e Parede
O jovem surfista português Tiago Stock, de apenas 18 anos, venceu este domingo o Capítulo Perfeito, em Carcavelos, batendo na final da prova os norte-americanos Rob Machado, Balaram Stack e Dylan Graves.

"É uma vitória muito inesperada, passo muito tempo aqui a treinar e deu certo", afirmou aos jornalistas Tiago Stock, que há cerca de um mês venceu os 'trials' (qualificação) e agarrou a última vaga na prova, conseguindo hoje ultrapassar todas as baterias até à vitória final.

A jogar em casa, o atleta do Quinta dos Lombos arrecadou o primeiro lugar com 9,75 pontos nas duas melhores ondas (num total de 20 possíveis), deixando o experiente Rob Machado no segundo posto (5,25), Dylan Graves no terceiro (2,60) e Balaram Stack na quarta e última posição (1,25).

"Competi sem medo nenhum, sem medo nenhum, não tenho nada a perder, vim aqui mostrar o que eu sei fazer e deu certo", realçou o 'tigre', como é conhecido entre os amigos, que fizeram a festa no areal da praia de Carcavelos.

Questionado sobre as sensações de competir contra Rob Machado, ícone do surf mundial que integrou o circuito de elite entre 1993 e 2001 - tendo conquistado a etapa da Figueira da Foz em 2000 -, Tiago Stock admitiu a emoção que sentiu.

"Foi um prazer gigante, o Rob Machado é uma lenda do surf, que vai ficar para a história. Poder passar o dia com ele e disputar um 'heat' (bateria), mas foi a final, foi o melhor. Não há muito a dizer, é incrível", lançou o atleta luso, revelando que, antes da bateria decisiva, o norte-americano (que nasceu na Austrália há 50 anos mas sempre competiu sob a bandeira dos Estados Unidos) lhe perguntou onde é que se devia posicionar dentro de água.

"Antes do 'heat', ele perguntou-me onde é que era o pico e eu disse-lhe um bocado da minha estratégia, mas não abri o jogo todo", revelou, divertido, Stock.

Depois desta surpreendente vitória, o surfista local de Carcavelos espera um ano de 2024 com "muita competição, muito treino e muita dedicação", de forma a continuar a progressão na sua carreira desportiva, que atingiu o ponto mais alto com a conquista da 10.ª edição do Capítulo Perfeito, prova dedicada aos tubos, a manobra 'rainha' do surf que contou com várias figuras do surf português e internacional.

Desde logo, os lusos Tiago Pires e Nicolau von Rupp, ambos campeões de edições passadas, mas também os antigos vencedores Bruno Santos (Brasil), Anthony Walsh (Austrália), Aritz Aranburu (Espanha) e Willam Aliotti (França).

Outro dos favoritos, o brasileiro Lucas Chianca, que venceu recentemente a prova da Liga Mundial de Surf (WSL) nas ondas gigantes da Nazaré, foi eliminado nas 'meias', num domingo de sol em que o areal de Carcavelos ficou repleto de fãs da modalidade, que aproveitaram o bom tempo para assistir ao 'show' de surf dado pelos competidores.

Menções