Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Federação Internacional de Judo abre inquérito sobre o caso Redouane Dris

Tohar Butbul sem adversário esta segunda-feira
Tohar Butbul sem adversário esta segunda-feiraAFP
Oficialmente, o judoca argelino, que deveria defrontar o israelita Tohar Butbul, não conseguiu atingir o peso. Em 2021, no entanto, o compatriota Fethi Nourine retirou-se em Tóquio para evitar enfrentar o mesmo adversário.

A Federação Internacional de Judo (FIJ) vai abrir um "inquérito exaustivo" após a desqualificação do argelino Messaoud Redouane Dris, oficialmente por ter excedido o peso exigido antes de defrontar o israelita Tohar Butbul num dos combates de hoje, em -73kg, do torneio dos Jogos Olímpicos de Paris.

"Não podemos justificar o excesso de peso de Messaoud Redouane Dris, mas continuamos empenhados em garantir que todos os atletas competem em condições iguais e justas", lê-se num comunicado divulgado pela IFJ, que refere ainda que "os atletas são muitas vezes vítimas de conflitos políticos mais vastos".

Messaoud Redouane Dris, na pesagem de ontem, parou a balança nos 73,4 kg e foi, por isso, desclassificado. Por isso, hoje, às 10:00, não compareceu no combate com o israelita Tohar Butbul, enquanto os judocas fazem geralmente todos os esforços para regressar à sua categoria de peso.

Esta não é a primeira vez

"Acreditamos que este tipo de comportamento não tem lugar no mundo do desporto", comentou o comité olímpico israelita, sugerindo que o argelino se retirou para não ter de lutar com um israelita.

"Depois dos Jogos Olímpicos, a situação será investigada em pormenor e, se necessário, serão tomadas outras medidas", escreveu a IFJ.

Em 2021, o argelino Fethi Nourine retirou-se dos Jogos Olímpicos de Tóquio para não ter de enfrentar o mesmo adversário israelita. Desde então, foi suspenso pela federação internacional.