Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judo: Pedro Soares considera importante Jorge Fonseca partir na pole position em Paris

Jorge Fonseca é aposta de Portugal
Jorge Fonseca é aposta de PortugalFPJ
O estatuto de cabeça de série é uma espécie de ‘pole position’ nos Jogos Olímpicos Paris2024, um lugar que pode colocar o judoca português Jorge Fonseca, uma vez mais, na luta por uma medalha olímpica.

Importante mesmo é fazê-lo partir na pole position, e fazê-lo partir na pole position seria ele ser cabeça de série. Bom, isso abriria uma perspetiva muito grande de poder lutar por uma medalha olímpica”, considerou o selecionador.

Para Pedro Soares, que acumula funções de treinador de Jorge Fonseca no clube, no Sporting, e na seleção, a chave do sucesso para o bicampeão do mundo em -100 kg e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, pode residir em vários fatores, mas figurar no ranking até ao oitavo lugar - quando é ainda 10.º - pode fazer a diferença.

Se calhar até é mais importante (ser cabeça de série) do que ter um bom resultado agora (nos Europeus), embora as coisas estejam ligadas, porque se ele tiver a medalha num Campeonato do Mundo, será cabeça de série, não é?”, acrescentou.

Na perspetiva de Pedro Soares, é certo que uma medalha nos Europeus, que têm início na quinta-feira em Zagreb e onde Jorge Fonseca compete no sábado, ou nos Mundiais em maio, será sempre um bom tónico para os Jogos, mas não o único.

Claro que se levar o respaldo de uma medalha no Europeu ou no Mundial, melhor ainda. Mas se não acontecer, nós não vamos tirar de cena a possibilidade de ele voltar a lutar por uma medalha olímpica”, disse.

Outro pormenor reside na confiança proporcionada por estar entre os oito melhores, um cenário que abre, teoricamente, melhores caminhos até aos quartos de final.

Ter a confiança de que, com competência na fase preliminar, pode andar para a frente, chegar aos quartos de final e, depois, chegando aos quartos de final, está tudo em aberto”, explicou o selecionador.

Ainda segundo Pedro Soares, é importante ainda não esquecer que o judoca parece feito para os grandes palcos.

"Já é um atleta que se transcende nos grandes momentos, como são os grandes palcos, neste caso, os Jogos Olímpicos. É o palco maior de qualquer desportista de modalidades olímpicas, e portanto eu não tenho dúvidas nenhumas que ele naquele dia, com ou sem resultados num Campeonato do Mundo ou no Campeonato da Europa, será o Jorge Fonseca a 100%", garantiu Pedro Soares.

Jorge Fonseca prepara-se para competir nos seus terceiros Jogos Olímpicos, depois do Rio de Janeiro em 2016 e de Tóquio, adiado para 2021 devido à pandemia da covid-19.

A par de Nuno Delgado, bronze em Sydney2000, e Telma Monteiro, bronze no Rio2016, é o único judoca português a conquistar uma medalha olímpica, também bronze, em Tóquio.