Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judoca Catarina Costa conquista bronze na Mongólia e Telma Monteiro termina em quinto

Catarina Costa foi bronze do Grand Slam de Ulan Bator, na Mongólia
Catarina Costa foi bronze do Grand Slam de Ulan Bator, na MongóliaFederação Portuguesa de Judo
A judoca portuguesa Catarina Costa (-48kg) conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze do Grand Slam de Ulan Bator, na Mongólia, em que Telma Monteiro (-57kg) terminou em quinto após perder o combate para o terceiro lugar.

 Catarina Costa, que chegou à luta pela medalha de bronze pela via da repescagem, venceu no combate decisivo Galiya Tynbayeva, do Cazaquistão, depois de ter afastado Chen-Hao Lin, de Taipé, em ambos os combates por ‘wazari’.

A judoca portuguesa, oitava do ranking mundial e isenta na primeira ronda, venceu na segunda a mongol Anudari Jamsran, por acumulação de ‘shidos’ da adversária em período de ‘ponto de ouro’, e nos quartos de final perdeu com a japonesa Hikari Yoshioka, por ‘ippon’, que viria a conquistar o ouro.

Hikari Yoshioka venceu na final a russa a competir sob bandeira neutra Sabina Giliazova, por ‘ippon’. A israelita Tamar Malca terminou também no terceiro lugar, juntamente com Catarina Costa, ao vencer a compatriota Shira Rishony, por ‘ippon’.

Na categoria de -57kg, Telma Monteiro falhou a medalha de bronze pela via da repescagem e terminou na quinta posição ao perder com a sul-coreana Mimi Huh, no ‘golden score’, com a asiática a obrigar a portuguesa a desistir após técnica de estrangulamento.

No primeiro combate da repescagem, Telma Monteiro venceu Altanstsetseg Batsukh, dos Emirados Árabes Unidos, por ‘ippon’.

Telma Monteiro, isenta da primeira ronda, venceu na segunda a finlandesa Pihla Salonen, por ‘wazari’, e perdeu nos quartos de final com a russa a competir sob bandeira neutra Kseniia Galitskaia, também por ‘wazari’, que viria a conquistar o bronze.

Maria Siderot, na categoria de -52kg, caiu ao segundo combate frente à húngara Reka Pupp, que viria a terminar em terceiro, depois de na primeira ronda ter afastado Hsu-Wan-Chu Lin, de Taipé.

Também em -52kg, Joana Diogo foi afastada na primeira ronda pela alemã Mascha Ballhaus.

Em masculinos, na categoria de -60kg e ao primeiro combate, Rodrigo Costa Lopes foi afastado pelo russo a competir com bandeira neutra Ramazan Abdulaev e Francisco Mendes pelo australiano Joshua Katz.

A seleção portuguesa presente na Mongólia é composta por 12 Judocas – Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

As eliminatórias recomeçam sábado, dia dedicado às categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. Joana Crisóstomo, João Fernando e Anri Egutidze são os três representantes lusos em ação. Os combates têm início às 11:00 locais (04:00 em Lisboa).

O Grand Slam de Ulan Bator é a primeira prova que conta a 100 por cento no apuramento para os Jogos Olímpico Paris2024 (26 de julho a 11 de agosto), quando falta praticamente um ano. As provas do ano anterior contam a 50 por cento.