Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judoca Catarina Costa termina Grand Slam Abu Dhabi em quinto lugar

Catarina Costa esteve em bom plano em Abu Dhabi
Catarina Costa esteve em bom plano em Abu DhabiFPJ
A judoca Catarina Costa teve esta terça-feira o melhor desempenho entre os portugueses no primeiro dia do Grand Slam de Abu Dhabi, competição em que esteve na luta pelo bronze em -48 kg, mas terminou em quinto lugar.

Catarina Costa foi a única dos três ‘estreantes’ lusos a passar a ‘rebentação das ondas’, com mais de um combate realizado, saindo de Abu Dhabi com duas vitórias, diante da chinesa Xinran Hui e da eslovena Marusa Stangar, e duas derrotas.

A judoca, que está em zona de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, perdeu nos quartos de final com a azeri Leyla Aliyeva e, já no quadro de repescagem, no acesso ao bronze, frente à francesa Blandine Pont, mais bem cotada no ‘ranking’ (sexta).

Em Abu Dhabi, competição que antecede os Europeus da modalidade, na próxima semana em Montpellier, Catarina Costa, que é sétima, nas contas diretas para Paris – descartando o país anfitrião e as judocas do mesmo país -, somou mais 360 pontos.

Em contraste, Rodrigo Lopes (-60 kg) e Maria Siderot (-52 kg) não conseguiram ultrapassar os primeiros adversários.

A judoca leonina perdeu frente à bielorrussa Kseniya Danilovich, a competir como neutra, enquanto Rodrigo Lopes caiu diante do turco Mihrac Akkus, e quando ambos procuram entrar nos lugares de qualificação, dos quais não distam muito.

No Grand Slam de Abu Dhabi, a seleção portuguesa ainda terá Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-81 kg) na quarta-feira, e Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) na quinta-feira.

A competição realiza-se antes dos Nacionais de equipas, no fim de semana, mas no plano internacional é a antecâmara dos Europeus, os penúltimos antes dos Jogos de Paris-2024 e quando o calendário ainda prevê a prova continental em abril de 2024, em Zagreb.

Os Europeus deste ano decorrem entre 3 e 5 de novembro, em Montpellier, numa edição ‘trocada’ no calendário habitual com os Mundiais, que decorreram em maio, em Doha.

Menções