Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Judoca João Fernando conquista ouro no Open de Madrid

João Fernando venceu Alfonso Urquiza Solana na final
João Fernando venceu Alfonso Urquiza Solana na finalULisboa
O português João Fernando, na categoria -81 kg, conquistou este domingo a medalha de ouro no Open de Madrid de judo, com uma vitória na final sobre o espanhol Alfonso Urquiza Solana.

O ouro de João Fernando acabou por ser o melhor resultado dos portugueses que estiveram a competir em Madrid e que totalizaram mais três pódios, através do bronze de Diogo Brites (-100 kg), também hoje, da prata de Raquel Brito (-48 kg), no sábado, e do bronze de João Crisóstomo (-73 kg), igualmente no sábado.

Jorge Fonseca, medalha de bronze olímpica em Tóquio2020 em -100 kg, estava inscrito para o torneio mas acabou por não confirmar a inscrição, ficando de novo adiado o seu regresso, após uma lesão muscular em fevereiro que o tem afastado de competição.

Também Célio Dias (-100 kg) e Luís Diogo (-90 kg) não confirmaram a inscrição prévia para o Open que decorreu na capital espanhola.

João Fernando, 36.º no ranking mundial, venceu Mo van Dun (Países Baixos) e Tom Libert (França), para ganhar a sua 'poule'. Na meia-final, superou o italiano Massimiliano Carolo, para finalmente se impor a Urquiza Solana.

Também em -81 kg, Manuel Rodrigues perdeu o combate pela medalha de bronze com o francês Daniyl Zoubko e ficou na quinta posição. Já Filipe Almeida e António Tetino perderam logo no primeiro combate.

Excelente percurso, também, para Diogo Brites, que ficou a uma vitória de ganhar a 'poule', caindo para as repescagens - aí, com duas vitórias, a última das quais sobre o alemão Daniel Herbst, chegou ao bronze.

Guilherme Silva não passou do primeiro combate, na mesma categoria.

Igualmente em quinto lugar ficou Carolina Paiva (-78 kg), depois de perder com a italiana Irena Caleo para a medalha de bronze. Antes, tinha sido a melhor na sua 'poule' e depois fora superada na meia-final pela francesa Oceane Zatchi Bi.

Quanto a Beatriz Moreira, perdeu no primeiro combate.

Joana Crisóstomo (-70 kg) e Vasco Rompão (+100 kg) foram ambos sétimos classificados, ao perderem no primeiro combate das repescagens.

Também em -70 kg, Tais Pina foi afastada no primeiro combate.

Em -90 kg, Pedro Lima e Ricardo Serrão venceram um combate e Ailton Cardoso perdeu logo de entrada, sendo que nenhum passou para a fase de repescagens.