LaLiga apresenta queixa após ex-jogador revelar que recusou dinheiro para perder jogo
"No futebol, houve subornos, bónus por trás... A mim, ofereceram-me, mas não aceitei", começou por dizer Aday Benítez, revelando, depois, o valor em questão. "Ofereceram-me cerca de 50.000 euros para perder".
"Não aceitei, seria um absurdo, porque nesse ano fomos promovidos à Primeira Divisão. Tínhamos ainda um jogo da liga. Não ia manchar a época por causa de um jogo da liga", assegurou, detalhando que, em situações do género, há um contacto "com um jogador que fala com o seu círculo de confiança num balneário".
Questionado sobre os bastidores deste tipo de operações, Benítez foi mais longe. "Só têm de escolher três, mas têm de participar mais. Se comprares um guarda-redes, um defesa-central e um avançado, tens tudo praticamente feito. Mas não podes comprar só três jogadores, claramente".
O antigo futebolista contou ainda outro episódio vivido em Tenerife, por altura de um jogo contra o Sporting de Gijón, que podia valer aos últimos o acesso ao play-off de promoção e que terminou com derrota da sua equipa, mas que não pode "corroborar, porque não estava entre os jogadores".
LaLiga apresenta queixa
Na sequência das polémicas declarações, a LaLiga decidiu apresentar "uma denúncia ao Centro Nacional Policial da Integridade no Desporto e das Apostas (CENPIDA)".
Em comunicado, o organismo sustenta que "a área de Integridade e Segurança da LaLiga tem como um dos seus objetivos a prevenção, deteção e denúncia de qualquer conduta que infrinja o "jogo limpo" e possa adulterar a competição".