Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lavreysen, o ciclista com mais sucesso na história dos Mundiais de ciclismo de pista

AFP
Lavreysen celebra a 15.ª medalha de ouro mundial
Lavreysen celebra a 15.ª medalha de ouro mundialJonathan NACKSTRAND / AFP
O neerlandês Harrie Lavreysen (27 anos) tornou-se o ciclista mais bem sucedido da história dos Campeonatos do Mundo de ciclismo de pista com um 15.º ouro na sexta-feira, em Ballerup (Dinamarca).

Dois dias depois da sua vitória no sprint por equipas com Jeffrey Hoogland e Roy van den Berg, o "neerlandês voador" conquistou a prova de quilómetros não olímpica e ultrapassou o francês Arnaud Tournant, 14 vezes campeão do mundo entre 1997 e 2008.

E são grandes as hipóteses de Lavreysen melhorar o seu recorde no domingo, quando competir no sprint individual, a prova principal, na qual conquistou cinco títulos mundiais consecutivos.

No quilómetro, uma disciplina em que competiu pela primeira vez nos Campeonatos do Mundo, derrotou o seu compatriota e atual triplo campeão Jeffrey Hoogland e o britânico Joseph Truman.

A sua vitória evaporou a surpreendente desilusão na prova de keirin no dia anterior. "Um erro tático, mas afinal de contas somos apenas humanos", explicou.

Cinco vezes campeão olímpico, o nerlandês tem sido quase imbatível desde a sua chegada à cena internacional e, aos 27 anos, continua a fazer história com o seu apetite e motivação intactos.

O "rei da pista" tem agora seis títulos mundiais de sprint por equipas, cinco no individual e quatro no keirin.

Antes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, o seu objetivo é bater o recorde de sete títulos olímpicos da lenda britânica Jason Kenny.