Lisboa Devils vencem campeonato português de futebol americano pela quarta vez

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lisboa Devils vencem campeonato português de futebol americano pela quarta vez

Lisboa Devils venceram o Lisboa Navigators por 28-27
Lisboa Devils venceram o Lisboa Navigators por 28-27Lisboa Devils Futebol Americano
Os Lisboa Devils conquistaram este domingo o quarto título português de futebol americano, uma modalidade que tem vindo a crescer no país, ao vencer na final os rivais citadinos do Lisboa Navigators, por 28-27.

Cerca de mil pessoas assistiram ao ‘Super Bowl’ português no Estádio Francisco Lázaro, em Lisboa, que é mesmo a ‘casa’ habitual dos Lisboa Devils, numa tarde de muito calor que proporcionou um duelo muito equilibrado e disputado.

As entradas gratuitas e a roulote ‘colada’ a uma das bancadas do recinto foram alguns chamamentos apelativos para a presença do público afeto aos dois clubes, que, apesar de serem os que têm mais conquistas no palmarés, viam o título fugir há várias épocas.

Os Lisboa Navigators venceram, de maneira consecutiva, as seis edições inaugurais da Liga Portuguesa de Futebol Americano (2010 a 2015) e, desde aí, não mais tinham voltado a disputar sequer uma final, enquanto os Lisboa Devils haviam triunfado em 2016, 2017 e 2019.

Numa época iniciada em fevereiro e que contou com a participação de sete formações, os Lisboa Devils ‘vingaram’ as duas derradeiras edições, nas quais perdeu na final com os até agora bicampeões nacionais Cascais Crusaders, e beneficiaram desse fator casa.

O confronto até se iniciou favorável para os Navigators, que estiveram a vencer por 20-7, mas os Devils foram capazes de dar a volta ainda durante a primeira parte, alcançando o intervalo a triunfar por 21-20. Após o reatamento, a turma das Laranjeiras recuperou a dianteira (21-27), mas a equipa da casa teve a palavra final e levou a melhor no jogo.

Assim que acabou o desafio, a festa que já se verificava nas bancadas dos adeptos dos Lisboa Devils prolongou-se até ao relvado, ‘invadido’ por familiares e amigos de atletas e outros elementos do clube, até à entrega das medalhas e do troféu do campeonato.

A celebração dos Lisboa Devils prometeu seguir noite dentro no bairro de Benfica, nem que seja pelo arraial que se realiza a poucos metros de distância do recinto desportivo.

Pela primeira vez, a final do campeonato português contou com transmissão televisiva, o que, aliado às bancadas bem compostas, já confere uma mediatização mais elevada à modalidade, que é um dos desportos mais populares nos Estados Unidos.