Los Angeles pretende realizar os Jogos Olímpicos de 2028 sem carros
Serão"os Jogos sem carros", disse a presidente da Câmara da cidade, Karen Bass, especificando que serão também tomadas medidas de apoio ao teletrabalho numa cidade que conta atualmente com cerca de 3,8 milhões de habitantes, número que sobe para 18 milhões se forem incluídos os arredores da cidade.
"Estes Jogos sem carros significam que terão de utilizar os transportes públicos para chegar a todos os locais de competição", disse o Presidente da Câmara Bass numa conferência de imprensa. "Para isso, estamos a desenvolver a nossa rede de transportes públicos".
Bass disse que a frota será aumentada com mais de 3.000 autocarros provenientes de outras regiões dos Estados Unidos.
O autarca garantiu que os engarrafamentos não serão um problema em 2028, recordando o exemplo dos anteriores Jogos Olímpicos organizados na cidade em 1984.
"Em 1984, os habitantes de Los Angeles estavam aterrorizados com os terríveis, terríveis engarrafamentos. E nós ficámos espantados por não termos tido, porque em 1984 não tínhamos a tecnologia que temos hoje".
Realojar os sem-abrigo
"Penso que podemos conseguir uns Jogos sem carros, encorajando as pessoas a não conduzirem e a utilizarem os transportes públicos", afirmou.
"Aprendemos com a covid-19 que há trabalhadores essenciais que têm de se deslocar para o trabalho. Mas se nos limitarmos a isso, será muito mais fácil porque o fizemos durante a pandemia e as pessoas terão uma referência recente para mostrar que é possível", acrescentou.
Karen Bass também informou que serão tomadas medidas para realojar os cerca de 75.000 sem-abrigo da cidade.
"Vamos alojá-los em abrigos temporários, tratar das razões pelas quais são sem-abrigo e depois oferecer-lhes um teto permanente", prometeu.
"Não temos a Torre Eiffel, mas temos as letras de Hollywood. Temos locais incríveis e um ambiente magnífico", disse o presidente do Comité Organizador dos Jogos de Los Angeles, Casey Wasserman, sobre a influência da capital francesa nos actuais Jogos.
A cerimónia de encerramento de Paris-2024, no domingo, será a primeira oportunidade para Los Angeles apresentar os seus Jogos.