Macau recebe abertura de circuito mundial de vela a partir de 2025
Uma porta-voz do ID disse que a região administativa especial chinesa irá acolher, pelo menos até 2029, o evento de abertura do circuito mundial da WMRT, evento reconhecido pela Federação Mundial de Vela.
No caso da temporada de 2025, cujo programa completo ainda não foi divulgado, a WMRT Macau Match Cup irá decorrer entre 08 e 12 de janeiro, disse o ID, num comunicado divulgado na terça-feira.
Este ano a competição arrancou nos Estados Unidos, em abril, e a grande final está marcada para a cidade chinesa de Shenzhen, entre 10 e 15 de dezembro.
Num outro comunicado, divulgado na segunda-feira, o diretor executivo da WMRT, James Pleasance, disse que o acordo com Macau “é um outro marco importante” no crescimento do circuito.
A etapa da WMRT vai fazer parte da Regata Internacional de Macau 2025, que irá incluir ainda a Regata da Taça Flor de Lótus e da Regata da Taça Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, referiu o ID.
Mais de 300 velejadores têm participado anualmente na Regata Internacional de Macau, que arrancou em 2019, sublinhou a WMRT. A edição deste ano vai atribuir prémios no total de 100 mil dólares (90 mil euros), acrescentou.
O ID defendeu que trazer a Macau “os melhores velejadores do mundo” vai “consolidar ainda mais” o estatuto da cidade como “um centro mundial de turismo e lazer” e ajudar a diversificar a economia local, dependente do jogo.
No comunicado da WMRT, o presidente interino do ID, Luís Gomes, defendeu que esta decisão “demonstra mais uma vez a capacidade de Macau para acolher grandes competições internacionais”.
A WMRT é uma das mais importantes competições internacionais de vela, nas quais competem Far East 28R, dos catamarãs mais velozes e ágeis do mundo, que conseguem atingir velocidades de 20 nós (37 quilómetros por hora) mesmo contra o vento.
O vencedor do circuito anual da WMRT, criado em 2000, é coroado pela Federação Mundial de Vela como campeão mundial oficial de Match Racing.
Lisboa recebeu a competição em 2018.