Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mali, adversário de Moçambique, escolhe belga Tom Saintfiet para selecionador

AFP
Tom Saintfiet em junho passado
Tom Saintfiet em junho passadoNHAC NGUYEN/AFP
O belga Tom Saintfiet foi nomeado treinador da seleção de futebol do Mali, anunciou a federação daquele país na quarta-feira.

Tom Saintfiet, um globetrotter que já treinou várias equipas africanas, vai assumir o comando de uma seleção em crise depois de, em julho, vários jogadores terem anunciado o boicote à seleção maliana. A federação "escolheu um novo treinador na pessoa do belga Tom Saintfiet", anunciou o seu primeiro vice-presidente, Moussa Sylvain Diakité, na televisão estatal, na quarta-feira à noite.

Tom Saintfiet, de 51 anos, foi escolhido entre uma lista de seis treinadores. Para além dos diplomas e da experiência, a federação exigia que o futuro treinador tivesse "conhecimento do futebol africano e, se necessário, vontade de viver no Mali", disse Moussa Sylvain Diakité.

O belga treinou uma série de clubes e seleções em todo o mundo e em África: Namíbia, Zimbabué, Etiópia, Iémen, Malawi, Togo e Gâmbia. Também treinou o Bangladesh, Trinidad e Tobago, Malta e, até 2024, as Filipinas.

O treinador assume o comando de uma seleção em desordem, que disputa dois jogos de qualificação para a próxima Taça das Nações Africanas dentro de uma semana, contra Moçambique e Eswatini. Em julho, a federação suspendeu o capitão, Hamari Traoré, depois de este ter publicado uma carta em que criticava duramente a gestão do futebol do país, que estava em crise. Vários jogadores anunciaram o seu boicote à seleção nacional em manifestação de solidariedade.

O Mali ocupa apenas o quarto lugar do Grupo I das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026, com uma vitória, dois empates e uma derrota. A forma desorganizada como foi disputar um jogo em Madagáscar, em junho, causou grande agitação.

O vice-presidente da federação falou de um simples "mal-entendido" com os jogadores. "Tudo já foi esclarecido", afirmou, na sequência de negociações com a direção. O vice-presidente da federação referiu-se às garantias dadas aos jogadores quanto às condições de preparação dos jogos e de deslocação a Eswatini. "São patriotas", disse, e os escolhidos "vão jogar os dois próximos jogos".

Os próximos jogos do Mali
Os próximos jogos do MaliFlashscore

Só depois dos dois jogos seguintes é que Saintfiet assumirá as suas funções. Alou Badra Diallo é o treinador interino e deverá anunciar a lista para os dois compromissos no sábado.