Maratona de Sydney passa a ser a sétima corrida da série "major" mundial
A sua confirmação como sétimo membro da série, que também inclui Tóquio, Berlim e Chicago, culminou um programa de três anos para melhorar o evento.
A diretora da World Marathon Majors, Dawna Stone, afirmou que a melhoria das operações da corrida de Sydney e da experiência do evento foi "profundamente impressionante".
"Mal podemos esperar para ver a nossa comunidade abraçar esta corrida como uma Major e começar a planear as suas visitas para correr nas ruas de uma das melhores cidades do mundo. Corredores, a vossa estrela de Sydney está à espera", acrescentou num comunicado.
A presidente da Athletics Australia, Jane Flemming, considerou que este é um "momento transformador" para o desporto cada vez mais popular na Austrália.
"É um feito que irá inspirar inúmeros australianos a começar a correr. Estamos incrivelmente orgulhosos da viagem que esta corrida tem feito e estamos muito entusiasmados com o que isto significa para o futuro do desporto na Austrália", afirmou.
A Maratona de Sydney é um legado dos Jogos Olímpicos de 2000 realizados na cidade. Foi realizada pela primeira vez como um evento de teste cinco meses antes dos Jogos, com apenas 1.200 participantes. Desde então, a corrida cresceu, atraindo 25.000 participantes em 2024.