Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marrocos - Portugal: Leões do Atlas procuram fazer história

Jogo de nervos em Al Thumama
Jogo de nervos em Al ThumamaOpta by Stats Preform, AFP
Este Campeonato do Mundo pode ter-nos dado o maior número de golos nos oitavos de final desde a reintrodução desta fase em 1986, mas após um empate a zero com a Espanha, foi uma vitória dramática nos penáltis que viu Marrocos assegurar a qualificação. Carregando a tocha africana e após se ter tornado a quarta equipa do continente, aprimeira nação árabe a chegar aos quartos de final de um Campeonato do Mundo, os Leões do Atlas enfrentam agora Portugal, uma equipa que derrotou os marroquinos por 1-0 na fase de grupos de há quatro anos.

Walid Regragui, o primeiro treinador africano a chegar aos quartos de final do Campeonato do Mundo depois de ter superado o conceituado treinador espanhol Luis Enrique, deverá ter pouco receio desta partida, considerando que Marrocos concedeu apenas um golo até ao momento no torneio.

A FIFA declarou recentemente que "o futebol marroquino começa a colher os frutos do bom trabalho da Federação" e parece que o céu é o limite para os Leões do Atlas, que agora vão ter como objetivo chegar às primeiras meias-finais de sempre do Campeonato do Mundo de Futebol para uma equipa do continente africano.

No entanto, esta equipa que já entrou para a história vai enfrentar uma equipa em excelente forma, já que Portugal venceu a Suíça por 6-1 nos oitavos de final, sendo apenas a segunda vez que marcaram mais de seis golos num grande torneio internacional! Um enorme detalhe da vitória foi o treinador Fernando Santos ter optado por deixar Cristiano Ronaldo no banco, uma decisão totalmente justificada pelo seu substituto Gonçalo Ramos, de 21 anos, ter apontado três golos na sua primeira partida a titular no Mundial!O jovem avançado é o primeiro jogador a conseguir o feito na sua estreia a titular na competição desde Miroslav Klose em 2002, desempenhando um papel vital numa atuação fluida da equipa, que terminou com uma primeira vitória na fase a eliminar da prova em 16 anos.

A crença está em crescendo, especialmente porque Portugal é liderado por Fernando Santos, que já tem o estatuto de herói depois de guiar Portugal à glória do Campeonato da Europa em 2016.

Jogadores a Observar: Depois de uma enorme festa após a vitória de Marrocos sobre a Espanha nas grandes penalidades, Achraf Hakimi procurará aqui outra vitória surpresa. O lateral-direito tem o maior número de desarmes (11) neste torneio até agora, mas vai enfrentar o herói Gonçalo Ramos, que apontou um hat-trick no último jogo e que tinha apenas três anos quando Ronaldo marcou pela primeira vez num grande torneio internacional, mas já fez mais golos do que o capitão na fase a eliminar de Campeonatos do Mundo.

Estatística em destaque: Marrocos sofreu apenas um golo nos seus últimos oito jogos (6 vitórias e 2 empates)!

Curiosidades do Campeonato do Mundo: O empate a zero contra a Espanha antes da eventual vitória de Marrocos nas grandes penalidades foi o sétimo empate sem golos neste Campeonato do Mundo, igualando um recorde na competição.