Matt Richardson, três vezes medalhado nos Jogos Olímpicos, muda-se para a Grã-Bretanha
Richardson ganhou a prata no sprint individual e no keirin, bem como o bronze no sprint por equipas nos Jogos de Paris. O ciclista nasceu em Inglaterra antes de se mudar para a Austrália Ocidental aos nove anos de idade e regressa ao Reino Unido para viver permanentemente, tendo conservado a dupla cidadania.
"Tomei a decisão de arrumar toda a minha vida e atravessar meio mundo para começar o próximo capítulo da minha carreira de ciclista", disse Richardson, cuja mudança de nacionalidade foi aprovada pelo organismo que rege o ciclismo, a UCI.
"É com um sentimento de entusiasmo e renovação que anuncio que me juntei à equipa de ciclismo Great British. Mudar de nacionalidade foi uma decisão difícil e não a tomei de ânimo leve. Foi uma escolha pessoal, feita após uma cuidadosa consideração da minha carreira e do meu futuro", continuou.
Jesse Korf, diretor geral executivo de desempenho da AusCycling, disse que a mudança foi uma "surpresa" e que era "dececionante que Richardson deixasse um programa que proporcionou grande sucesso pessoal e nacional".
Richardson foi um duplo vencedor de medalhas de ouro nos Jogos da Commonwealth de 2022 e tem cinco medalhas em campeonatos do mundo, incluindo o ouro no sprint por equipas de 2022.