Mbappé, Bellingham, Haaland e Vinícius: Quem está pronto para assumir o trono do futebol?
O argentino alcançou o marco ao superar por pouco concorrentes muito mais jovens, como Erling Haaland e Kylian Mbappé, no que foi amplamente considerado como a sua última oportunidade de receber o prémio.
Durante os últimos 15 anos, Messi e Cristiano Ronaldo dominaram o estrelato e foram dividindo o primeiro lugar do trono do futebol.
Agora, com ambos a aventurarem-se em ligas periféricas à medida que se aproximam do final das suas brilhantes carreiras, 2024 pode ser finalmente o ano para o próximo na linha da realeza do futebol.
Haaland era um dos grandes favoritos à sua primeira Bola de Ouro em 2023, depois de ter marcado 52 golos em 53 jogos em todas as competições na época passada, com o Manchester City a vencer a Liga dos Campeões, a Premier League e a Taça de Inglaterra.
O francês Mbappé também se impôs no panorama depois de se ter tornado o primeiro jogador desde 1966 a marcar três golos numa final do Campeonato do Mundo. Mas a campanha mágica da Argentina no Catar ajudou Messi a superar os atacantes norueguês e francês no prémio, adiando a sucessão do futebol por mais um ano.
Dupla do Real Madrid
O médio inglês Jude Bellingham acaba de ser distinguido com os prémios Golden Boy e Kopa 2023, depois de um início de aventura impressionante no Real Madrid.
Com 15 golos em 16 jogos pelo seu novo clube, Bellingham ultrapassou a marca de 14 golos em 42 jogos com o Borussia Dortmund na época passada e superou os feitos de Cristiano Ronaldo e Alfredo Di Stéfano, que marcaram 13 golos nos primeiros 15 jogos.
Vinícius Jr., companheiro de equipa do inglês no Real, que ajudou a equipa espanhola a conquistar a Liga dos Campeões de 2022 ao marcar o golo da vitória na final contra o Liverpool, surgiu nas últimas duas épocas como um verdadeiro jogador de classe mundial.
O extremo dos merengues é o herdeiro do trono brasileiro, agora que Neymar também se mudou para a Arábia Saudita, depois de não ter conseguido levar o Paris Saint-Germain à conquista da Liga dos Campeões.
Nota ainda para o argentino Julian Álvarez que já é uma figura-chave no City de Pep Guardiola, enquanto a mais recente sensação do futebol espanhol Lamine Yamal impressionou no Barcelona.
Com a melhor parte da época a aproximar-se e com um Campeonato da Europa e uma Copa América no próximo ano, o palco está montado para aqueles que se sentem dignos de fazer a sua reivindicação.