Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Meia Maratona de Málaga coloca-se no radar mundial com um duplo recorde

Um grande dia na Meia Maratona de Málaga
Um grande dia na Meia Maratona de MálagaProfimedia
O objetivo era bater as melhores marcas tanto na categoria masculina como na feminina e foi mais do que conseguido, uma notícia que poderá ser contada novamente em menos de seis meses porque a próxima edição, como em tempos passados, terá lugar a 10 de março de 2024.

A Meia Maratona Ciudad de Málaga teve uma edição de sonho no dia 29 de outubro. O principal desafio era correr abaixo da uma hora e dois atletas conseguiram-no: Geofry Toroitich (59:13) e Boniface Kibiwott (59:23). Para além disso, o norueguês Sondre Nordstad completou o pódio e esteve muito perto de quebrar a barreira (01:00:20). Jakob Kipkorir (01:00:22) e Victor Kipruto (01:00:36) também ficaram a menos de um minuto.

Entre as mulheres, as atenções centraram-se em Caroline Nyaguthii, que estabeleceu o segundo recorde do dia (01:07:36), encerrando um dia inesquecível na capital da Costa do Sol. A prata foi para Verónica Loleo (01:08:03) e, tal como na categoria masculina, o bronze foi para uma europeia (Moira Stewartová). Esta última, da República Checa, cruzou a linha de chegada em 01:10:44.

Segundo os organizadores, mais de 5.000 pessoas participaram na corrida, embora a classificação oficial indique 3.632 participantes. Para além do que já foi referido, o evento destacou-se pelo elevado número de estrangeiros (25% do total). Estiveram representadas cerca de 60 nacionalidades diferentes: Quénia, Reino Unido, Países Baixos, Noruega, França, Itália, Etiópia, Suécia, Bélgica, Rússia, Argentina, Irlanda, Colômbia e um longo etc. de territórios de todo o mundo.

Martín Fiz e Abel Antón, campeões mundiais de maratona no final do século passado e no início do atual, acompanharam os milhares de corredores populares e ganharam o ouro e a prata, respetivamente, na categoria Master 60. O primeiro terminou em 1:19:54 e o segundo, que estava no grupo formado pela lebre de uma hora e meia, fê-lo em 1:29:41. Para além disso, um dos participantes protagonizou o momento romântico do dia ao pedir a sua companheira em casamento.

Menções