Mo Farah prevê "lágrimas e emoção" para a última Maratona de Londres
O atleta britânico, quatro vezes campeão olímpico na pista, anunciou em janeiro que este seria o seu último ano como profissional.
Farah falhou a edição do ano passado da Maratona de Londres, com uma lesão na anca, mas agora, aos 40 anos, tem estado em treino na Etiópia e diz-se pronto para uma última participação.
"Domingo será provavelmente a minha última maratona, sendo realista", disse Mo Farah numa conferência de imprensa em Londres, esta quinta-feira.
"Será a minha última maratona. Não será a minha última corrida, mas em termos da maratona, a Maratona de Londres será a minha última. Comecei aqui a mini-maratona, por isso, para mim, será bastante emocional. Lembro-me que quando tinha 14 anos estava aqui a ver grandes atletas a correr", recordou o atleta britânico.
"O apoio, as pessoas que saem em Londres, penso que isso vai-me afetar, mas vou tentar não pensar nisso e correr. Depois da corrida talvez haja um pouco de lágrimas e emoção", assumiu Mo Farah.
O atleta britânico ganhou o ouro, tanto nos 5.000 como nos 10.000 metros, nos Jogos de 2012, em Londres, antes de manter ambos os títulos no Rio de Janeiro, quatro anos depois. Não conseguiu, porém, qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tiveram lugar em 2021, e tem lutado com sucessivas lesões.
"Como atleta, quero sempre ir lá para fora e fazer o melhor que posso, mas nos últimos dois anos o meu corpo não me permitiu fazer o que precisava de fazer nos treinos. Isso tem sido a coisa mais difícil", confessou Mo Farah.