Morreu Maguila, um dos maiores nomes do boxe brasileiro
Os vários golpes na cabeça sofridos durante o seu período como profissional fizeram o ex-lutador sofrer de ETC (encefalopatia traumática crónica), doença similar ao Alzheimer.
A informação foi confirmada por Irani Pinheiro, esposa de Maguila, em entrevista à TV Record. "Ele ficou 28 dias internado, procurámos não falar com a imprensa, porque eu procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crónica. Há 30 dias, foi descoberto um nódulo no pulmão, ele sentiu muitas dores no abdómen, tiraram dois litros de água do pulmão, não conseguimos fazer a biópsia", contou a esposa.
Maguila foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados. Em 1995, aos 37 anos, venceu, por pontos, o inglês Johnny Nelson, em Osasco. Também foi campeão brasileiro e das Américas e tinha o carisma como uma das suas armas.
Ao todo, fez 85 lutas, conquistou 77 vitórias (61 por KO), sofreu sete derrotas e teve um empate técnico.
Numa das suas lutas mais importantes da carreira, em 1990, foi derrotado por George Foreman, em Las Vegas, na preliminar do embate entre Mike Tyson e Henry Tillman. No ano anterior, enfrentou Evander Holyfield, quando também foi derrotado.
A carreira de Maguila encerrou no ano 2000, antes de tentar a sorte fora dos ringues como cantor e político.