Morreu Marinho Peres, antigo capitão do Brasil e ex-treinador de Vit. Guimarães e Sporting

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morreu Marinho Peres, antigo capitão do Brasil e ex-treinador de Vit. Guimarães e Sporting

Marinho Peres foi capitão do Brasil em 1974 e teve de fugir de Espanha quando era jogador do Barcelona
Marinho Peres foi capitão do Brasil em 1974 e teve de fugir de Espanha quando era jogador do BarcelonaIvan Storti/Santos FC
O antigo internacional brasileiro Marinho Peres, que capitaneou o Brasil no Mundial de 1974, faleceu esta quarta-feira, segundo indicou fonte familiar nas redes sociais.

O futebol brasileiro e português perderam Marinho Peres aos 76 anos de idade. Depois da carreira de jogador, passou para o lugar principal do banco técnico tendo chegado a Portugal pela porta do Vitória de Guimarães, em 1986/87. 

Entre idas e vindas ao longo dos anos, a sua última aventura lusa foi ao serviço do Belenenenses, em 2002/03. Pelo meio somou ainda passagens pelo Marítimo e o Sporting, onde apostou em Luís Figo como titular na época 1991/92, um ano fulcral para o desenvolvimento do internacional português que viria a ganhar a Bola de Ouro.

Numa carreira repleta de momentos históricos, destaca-se o Mundial de 74 no qual capitaneou a seleção brasileira, além de uma curiosa e bizarra passagem pelo Barcelona - em que teve de fugir ao serviço obrigatório na Marinha espanhola por ter cidadania naquele país -, na época 1974/75.

Enquanto treinador, destaque claro para a Taça de Portugal ganha pelos Azuis do Restelo em 1988/89.