Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morreu Sven-Göran Eriksson

Sven-Goran Eriksson faleceu aos 76 anos
Sven-Goran Eriksson faleceu aos 76 anosPeter Byrne / PA Images / Profimedia
Sven-Göran Eriksson, treinador sueco de 76 anos, que orientou o Benfica em duas fases, entre 1982 e 1984, e entre 1989 e 1992, faleceu esta segunda-feira, aos 76 anos, vítima de doença prolongada.

Após longa doença, SGE (Sven-Göran Eriksson) faleceu durante a manhã, em casa, rodeado pela família”, pode ler-se em nota publicada na página oficial do treinador, num comunicado também replicado pelo empresário do técnico, Bo Gustavsson.

Na mesma nota, pede-se reserva para a família no momento de luto e informa-se que as condolências podem ser endereçadas na página oficial (www.svengoraneriksson.com).

Sven-Göran Eriksson, o primeiro treinador não britânico a orientar a seleção de Inglaterra, levou a equipa dos três leões aos quartos de final em três grandes torneios, durante a sua estadia de cinco anos como selecionador, entre 2001 e 2006, depois de ter conquistado títulos de campeão a nível de clubes com a Lazio em Itália, o Benfica em Portugal e o IFK Gotemburgo na Suécia.

Dirigiu aquela que foi considerada uma "geração de ouro" de jogadores, incluindo David Beckham, Steven Gerrard e Wayne Rooney, nos Campeonatos do Mundo de 2002 e 2006 e levou a equipa aos quartos de final em ambos os torneios, antes de ser eliminada pelo Brasil e por Portugal, respetivamente.

Na única outra grande competição sob o comando de Eriksson - o Campeonato da Europa de 2004 - a Inglaterra também foi eliminada nos quartos-de-final, novamente por Portugal e através de um desempate por grandes penalidades, tal como no Campeonato do Mundo de 2006.

Em janeiro, Eriksson assumiu, num vídeo emotivo, que teria "no máximo" um ano de vida, depois de ter sido diagnosticado  com um cancro no pâncreas.

"Toda a gente compreende que tenho uma doença que não é boa e toda a gente adivinha que é cancro", disse.

"Na melhor das hipóteses, tenho talvez um ano, na pior, talvez um pouco menos", revelou Eriksson, na altura.

Desde aí, o treinador sueco foi alvo de várias homenagens, incluindo no Estádio da Luz, onde marcou presença a convite do Benfica.

Os encarnados receberam o treinador no Estádio da Luz em abril, antes de um jogo europeu com o Marselha, para a Liga Europa, e Eriksson foi ovacionado de pé pelos adeptos, mas também por muitos jogadores que treinou e que estiveram nesse dia ao seu lado.

Toni, que foi seu adjunto, e futebolistas como Maniche, Rui Águas, César Brito, Humberto Coelho, Shéu Han, Filipovic, Valido, Veloso, João Alves, Vítor Paneira, Bastos Lopes, Valdo, Diamantino, Carlos Manuel ou Álvaro Magalhães foram alguns dos seus antigos jogadores que o ladearam, depois de lhe prestaram um corredor de honra, entre aplausos e cumprimentos.

Eriksson: desde de 1982, até ao fim”, escreveram os adeptos.

Sven-Göran Eriksson orientou 12 clubes, incluindo Benfica, Manchester City, Leicester, Roma e Lazio, conquistando 18 troféus.

Treinador do Benfica em duas ocasiões, de 1982/83 a 1983/84 e de 1989/90 a 1991/92, Sven-Göran Eriksson conquistou três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, sendo ainda finalista vencido na Taça dos Campeões Europeus de 1989/90.

O último cargo de treinador de Eriksson foi na seleção das Filipinas em 2018-19 e, mais recentemente, desempenhou o cargo de diretor desportivo no Karlstad, uma equipa da terceira divisão da Suécia.