Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Robert Kubica sagra-se campeão do European Le Mans Series pela segunda vez

Robert Kubica celebra conquista
Robert Kubica celebra conquistaGERMAIN HAZARD Germain Hazard DPPI via AFP
A equipa Orlen AO by TF, com Robert Kubica na formação, conquistou o segundo lugar na corrida de quatro horas no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e assegurou o título na categoria LMP2 do European Le Mans Series.

Os companheiros de equipa do polaco foram o suíço Louis Deletraz e o britânico Jonny Edgar. Kubica não planeia competir na série LMP2 na época de 2025.

"Ganhar é uma sensação muito agradável. Nunca é fácil ganhar um campeonato, por isso são muito boas notícias", comentou na linha de chegada.

Kubica tornou-se campeão do European Le Mans Series pela segunda vez na sua carreira. A sua primeira vitória aconteceu na temporada de 2021, quando correu pela equipa belga WRT na classe LMP2. Juntamente com Deletraz e o chinês Yifei Ye, venceram a classificação geral da série. O European Le Mans Series é uma corrida de longa distância em que participam protótipos da classe LMP e carros desportivos da classe GT.

Em junho de 2021, a equipa WRT esteve perto de vencer as prestigiadas 24 Horas de Le Mans na categoria LMP2, mas o carro avariou na última volta e a equipa não conseguiu chegar à meta.

Este ano, Kubica regressou à competição no ELMS após três anos e foi o único polaco a competir no ELMS. Esta é a segunda série de corridas do piloto de Cracóvia na época de 2024, uma vez que, para além desta competição, está a competir este ano no prestigiado campeonato de longa distância WEC (World Endurance Championship).

A classe LMP2, que ainda está representada no ELMS, foi retirada do Campeonato do Mundo de Resistência WEC pela FIA a partir deste ano. As equipas dos carros LMP2 só apareceram na grelha de partida nas 24 Horas de Le Mans. A razão para abandonar a LMP2 foi o crescente interesse na classe Hypercar, onde os carros são mais modernos e mais rápidos e as corridas em pista mais espetaculares.

Este ano, a Orlen Team AO by TF foi a mais consistente de todas. Em seis partidas, obteve uma vitória na corrida de quatro horas em Spa e dois segundos lugares. Os seus rivais, pelo contrário, registaram mais lapsos, daí a vitória da equipa de Kubica.

Os campeões do ELMS em LMP2 acumulam 93 pontos, 12 pontos à frente da Inter Europol Competition. Em terceiro lugar, com 62 pontos, ficou a COOL Racing.