MotoGP: Espargaró sai da pole no último GP da Catalunha da carreira
O espanhol de 34 anos - natural da Catalunha - anunciou na quinta-feira que se vai retirar no final da época. Mas essa decisão não lhe tirou o brilho da competitividade, já que conquistou a sexta pole da sua carreira no sábado.
Espargaró está a tentar conseguir a dobradinha do sprint e da corrida, como fez no ano passado.
"Não tenho 100 pole positions no meu nome," disse Espargaro, que está à procura da quarta vitória no MotoGP: "Por isso, mesmo que seja apenas a qualificação, estou muito contente por ter conseguido isto em casa. Cometi vários erros na minha primeira volta rápida, mas a minha segunda foi talvez a melhor da minha vida."
O bicampeão do mundo Francesco Bagnaia, da Ducati, e o sul-africano Brad Binder, numa KTM, completam a primeira linha.
O líder do campeonato Jorge Martin, que tem 38 pontos de vantagem sobre Bagnaia a caminho da sexta corrida da época, está na segunda linha com a sua Ducati-Pramac. No entanto, o hexacampeão mundial Marc Márquez terá de lutar para sair do 14.º lugar se a lenda espanhola quiser garantir o seu terceiro pódio consecutivo com a sua mota satélite Ducati.
O piloto de 31 anos da Ducati-Gresini - cuja última vitória no MotoGP remonta a outubro de 2021 - começa logo atrás do seu irmão mais novo e companheiro de equipa Alex.