Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

20.ª vitória no Bol d'Or e triunfo da Suzuki no Campeonato do Mundo de Resistência

Suzuki n.°12 no topo do campeonato
Suzuki n.°12 no topo do campeonatoČTK / imago sportfotodienst / FREDERIC TIMORES / MPS AGENCY
A Yoshimura-SERT Racing Suzuki N.12 venceu a 87.ª corrida de motos do Bol d'Or, este domingo, para assumir o primeiro lugar no Campeonato do Mundo de Endurance EWC, a quarta e última ronda da série.

No circuito de Le Castellet (Var), os seus pilotos franceses Gregg Black e Etienne Masson, em associação com o britânico Dan Linfoot, dominaram a corrida desde o início e terminaram com uma larga vantagem de 7 voltas (737 voltas completadas no total) sobre a Yamaha N.99 da equipa KM99 e 16 voltas sobre a outra Yamaha N.1 da YART.

A Yamaha Team 18 terminou em 4.º lugar, vencendo a categoria Superstock reservada às motos próximas da série.

Foi a 20.ª vitória da Suzuki no Bol d'Or, a maior de qualquer marca no evento, e a quarta desde 2019, quando o evento foi cancelado em 2020 devido à Covid.

A equipa vencedora aproveitou os problemas dos seus principais rivais, como a YART Yamaha, líder do campeonato antes desta última ronda, e a Motorrad BMW N.37, que partiu da pole position.

Logo na primeira hora de corrida de sábado, a Yamaha N.1 viu o seu pneu traseiro desintegrar-se, arrancando partes da sua carroçaria e fazendo-a cair para a 31.ª posição. Depois embarcou numa longa recuperação que o levou até ao 3.º lugar, mas não o suficiente para manter a liderança do campeonato.

A BMW tentou durante toda a noite manter-se à frente da SERT Suzuki, mas teve problemas mecânicos no início da manhã que a fizeram cair para a 5.ª posição.

Este é o 11.º título mundial da SERT, o último dos quais em 2021. A equipa franco-japonesa também venceu o Bol d'Or no ano passado, mas foi a YART que se sagrou campeã mundial de resistência em motociclismo.

A SERT também venceu as 24 Horas de Le Mans deste ano, a primeira ronda do campeonato.