Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Luta emocionante pelo título: Verstappen-Norris em novo duelo no Brasil

SID
A luta pelo título na Fórmula 1 está a chegar ao fim
A luta pelo título na Fórmula 1 está a chegar ao fimJARED C. TILTON / Getty Images South America / Getty Images via AFP
O duelo pela coroa do campeonato mundial, entre o campeão de Fórmula 1, Max Verstappen, e o seu rival, Lando Norris, está prestes a entrar na próxima ronda no Grande Prémio do Brasil - e é provável que haja muita controvérsia.

A Red Bull e Max Verstappen estão a dar sinais de alarme antes do penúltimo fim de semana de corridas de Fórmula 1.

"Temos que fazer tudo o que pudermos para sermos mais competitivos e voltarmos mais fortes", disse o neerlandês na véspera da corrida. Depois de um fim de semana desastroso no México, os campeões do mundo viajam para São Paulo em má forma e precisam urgentemente de voltar à pista no Autódromo José Carlos Pace.

Afinal, recentemente ficou claro o quão desgastados estão os nervos de Verstappen no cada vez mais tenso duelo pelo título. Ele forçou o rival Lando Norris a sair da pista duas vezes numa volta, com manobras imprudentes no México, ganhando uma penalidade de 20 segundos. No final, Verstappen terminou apenas em sexto.

"O México foi uma corrida para esquecer, mas sabemos que podemos fazer melhor", disse o piloto de 27 anos. A sua liderança ainda é de 47 pontos - e está a cair.

Verstappen não deve permitir-se outro deslize como este, porque Norris está à espera de lapsos como este. Para além do Grande Prémio do Brasil no domingo, há também uma corrida de sprint no sábado - pelo que o britânico poderá reduzir a liderança de Verstappen ainda mais do que o habitual.

Norris está muito motivado

Norris está certamente ansioso pela corrida, porque há "ainda mais pontos em disputa. Vamos lá", disse. Depois do seu segundo lugar na última corrida, a posição de partida é "ótima", e Verstappen deverá ser penalizado na grelha devido a uma mudança de motor necessária.

O chefe de equipa, Andrea Stella, também se alimenta dos sucessos recentes.

"Eles motivam-nos a continuar a esforçarmo-nos nestas últimas corridas críticas" , afirmou. Norris deve levar o vento de cauda com ele, pois ainda não está a recuperar terreno suficiente em relação a Verstappen e precisa urgentemente de vitórias.

O jovem de 24 anos enfrenta, portanto, um difícil ato de equilíbrio neste fim de semana. Se o pior acontecer, Verstappen lutará sem piedade e possivelmente aceitará uma nova escalada do duelo pelo título - a sua almofada ainda é grande o suficiente.

No entanto, Norris não se pode dar ao luxo de recuar num duelo direto ou de se retirar devido a uma colisão, caso contrário Verstappen pode voltar a afastar-se na classificação geral. Na melhor das hipóteses, ele simplesmente sai do caminho da estrela da Red Bull. Nenhum dos candidatos ao título terá muito tempo para se adaptar ao circuito tecnicamente exigente, com a sua longa reta de partida e chegada. Por causa do sprint, há apenas uma sessão de treinos livres esta sexta-feira.

Para além do duelo no campeonato de pilotos, há também uma luta a três entre a McLaren, a Ferrari e a Red Bull no campeonato de construtores. A Scuderia, com o vencedor do México, Carlos Sainz, e Charles Leclerc, é mesmo considerada a favorita à vitória.

Por conseguinte, é provável que ambos lutem com unhas e dentes - para grande desgosto de Verstappen e Norris. Assim, o fim de semana de corrida no Brasil promete ser definitivamente emocionante.