Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lewis Hamilton vence o Grande Prémio da Grã-Bretanha em Silverstone

Hamilton no seu Mercedes à frente de Norris da McLaren
Hamilton no seu Mercedes à frente de Norris da McLarenProfimedia
Lewis Hamilton, da Mercedes, derrotou Max Verstappen, da Red Bull, para vencer o Grande Prémio da Grã-Bretanha em Silverstone.

Um trio britânico teve a oportunidade de fazer história em Silverstone, este domingo. Mas devido a uma combinação de condições climatéricas e circunstâncias, Lewis Hamilton conquistou a vitória, a sua primeira em 57 Grandes Prémios. Max Verstappen ficou em 2.º e Lando Norris em 3.º .

Boas partidas e chuva

A corrida teve um início enérgico com uma boa condução de Max Verstappen. O neerlandês tomou a posição de Lando Norris, enquanto os Mercedes seguiam na frente. Charles Leclerc também subiu 4 lugares (11.º para 8.º) em 2 voltas. Entretanto, Pierre Gasly foi forçado a retirar-se depois de sofrer uma falha na caixa de velocidades.

George Russell marcou o ritmo com as voltas mais rápidas, enquanto Lewis Hamilton ficou a 1,5 segundos de distância. Leclerc também passou Lance Stroll (7.º lugar, 14.ª volta), e Norris recuperou a sua 3.ª posição (15.ª).

A corrida prosseguiu assim até à chegada das nuvens e da chuva ao circuito (17.ª). Mas isso não impediu Oscar Piastri de ultrapassar Verstappen. A partir daí, foi tudo uma questão de estratégia. Hamilton e o neerlandês decidiram manter-se na pista enquanto atacavam. O número 44 engoliu o seu companheiro de equipa e assumiu a liderança (18.º), enquanto Norris aproveitou um erro de Russell para passar para segundo e depois para primeiro (20.ª). Leclerc regressou às boxes.

Uma liderança de corrida variada

Norris, Hamilton e Piastri lutaram na frente. Os dois McLarens estavam na liderança na volta 21. Os Mercedes permanecerm em pista, tirando partido dos seus pneus quentes, apesar das condições climatéricas. No entanto, não o conseguiram fazer durante muito tempo, uma vez que a chuva começou a cair novamente na volta 25.

Verstappen estava com problemas e foi pressionado por Carlos Sainz. Entretanto, o seu companheiro de equipa com pneus intermédios era 16.º. Ambos os pilotos mudaram então para pneus mais adequados às condições climatéricas.

Na frente, os McLarens lutam até que Norris e os Mercedes também regressaram para mudar de pneus. Piastri assumiu assim a liderança da corrida (28ª), antes de regressar às boxes. No entanto, isso custou-lhe 5 lugares e todo o trabalho teve de ser refeito. Verstappen, em melhor forma, conseguiu levar a melhor sobre Russell e conquistar a 3.ª posição.

Desclassificado para 6.º (32.ª), Piastri voltou a esforçar-se para recuperar o tempo perdido. Russell, vítima de um problema no seu carro, desistiu (33.ª volta).

O regresso do Senhor

O sol regressou a 15 voltas do fim. Hamilton, Verstappen e Piastri escolheram a 39.ª volta para colocar slicks. Norris seguiu os seus passos alguns minutos depois, mas a paragem falhada da McLaren fez com que o seu piloto saísse atrás do sete vezes Campeão do Mundo.

Com pneus macios, Hamilton e Norris travaram uma batalha furiosa. Atrás deles, Verstappen usava os seus pneus duros e Piastri os médios.

Com mais ritmo do que os seus rivais, o atual campeão do mundo deu tudo por tudo para voltar ao topo da grelha. Perseguiu Norris a 5 voltas do fim, passando-o na volta 48. Mas a sua velocidade não foi suficiente para apanhar Hamilton.