Fórmula 1: Stelle, chefe da McLaren, diz que Lando Norris tem estofo para ser campeão
Norris disse aos jornalistas, à chegada ao Grande Prémio dos Países Baixos, que sentia que não estava a ter um desempenho ao nível de um campeão do mundo. O britânico está em segundo lugar na classificação dos pilotos, mas a 78 pontos do tricampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, quando faltam 10 corridas para o fim do campeonato.
Stella disse que Norris estava a comparar-se com a perfeição e vê o copo meio vazio, mas que era normal mesmo para os campeões terem corridas em que poderiam ter feito melhor.
"Na realidade, ele tem definitivamente o potencial de um campeão mundial e está a ter um desempenho ao nível do campeonato mundial", disse o italiano, que trabalhou anteriormente na Ferrari com grandes nomes como Michael Schumacher e Fernando Alonso.
"Lando é definitivamente material de campeonato mundial. O seu desempenho já atinge níveis que foram vistos no passado em alguns dos grandes campeões com quem tive a sorte de trabalhar. Ele pode ganhar campeonatos do mundo. Isso é uma afirmação, com letras maiúsculas", vincou.
Stella disse que Norris assumiu a responsabilidade pelas decisões, particularmente no Canadá e em Silverstone, pelas quais a equipa devia assumir a culpa.
"Se a equipa tivesse funcionado com padrões mais elevados, Lando teria mais pontos no campeonato", declarou o italiano.
"Como equipa, apreciamos o facto de ele colocar alguma pressão sobre si próprio ou de levantar a mão e assumir a culpa, mas penso que tenho experiência suficiente para dizer: 'Amigo, não te preocupes, a culpa é da equipa, continua a fazer um bom trabalho, continua a trabalhar para melhorar as tuas próprias oportunidades' Mas nós, definitivamente, como equipa, também temos muito trabalho a fazer", apontou.
A McLaren está em segundo lugar na classificação dos construtores, 42 pontos atrás da Red Bull.
"Numericamente, do ponto de vista do campeonato de pilotos, parece que há uma grande lacuna a preencher e estamos a perseguir o Max Verstappen, por isso ele não nos vai facilitar a vida. Mas estamos entusiasmados por estar nesta posição e o Lando não está nesta posição porque alguém o ajudou. Lando está nesta posição porque tem um desempenho muito forte, e isso é algo que devemos reconhecer e perceber", finalizou.