Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

24 Horas Le Mans em motos: Honda termina como número um

Os campeões mundiais reinantes venceram a primeira ronda do EWC 2023
Os campeões mundiais reinantes venceram a primeira ronda do EWC 2023Profimedia
A TSR Honda France manteve a sua posição de campeã mundial de enduro, com a vitória nas 24 Horas da corrida de motociclismo de Le Mans, este domingo, recompensanda por uma corrida sem falhas.

Graças às performances do australiano Josh Hook e dos franceses Mike di Meglio e Alan Techer, o fabricante japonês passou de nível, com a Suzuki e a Kawasaki na lista de vencedores com 14 vitórias, enquanto a equipa conquistava o seu terceiro título, depois de 2018 e 2020.

Sólida do princípio ao fim, evitando as falhas experimentadas por outros favoritos, a máquina n.º 1 venceu finalmente a Yamaha de Yart, que terminou em segundo lugar, pelo segundo ano consecutivo, e a BMW n.°37 da equipa BMW Motorrad Endurance.

Lutando desde o início, com partida no dia anterior, às 15:00, a moto conduzida por Alan Techer assumiu a liderança por volta das 21:30, nunca saiu do primeiro lugar e nunca pareceu ser perturbada durante toda a noite, sob um clima suave mas muito mais frio, e antes do nevoeiro dar lugar a alguns raios de sol ao final da manhã.

Suzuki azarada

A principal surpresa desta 46.ª edição teve lugar apenas alguns segundos após o tradicional início da formação em espinha no arranque. A Suzuki, detentora do título na região de Sarthe, estava na pole position quando caiu na armadilha do cascalho logo na primeira curva, após contacto com Josk Hook (Honda N.º 1).

O francês Gregg Black foi forçado a regressar às boxes antes de um reinício, quase meia hora mais tarde, com 18 voltas para o fim. O seu grande regresso ao longo da noite resultou finalmente num 7.º lugar, 22 voltas atrás da Honda, e isto depois de ter experimentado outro problema mecânico, pouco depois do meio dia.

Prova de que os vencedores em 2022 não estavam na festa, o N.°18 da CMS Motostore perdeu o seu título na classe Superstock, agrupando as motos perto dos modelos de produção, em benefício da BMW N.°9 da Tecmas MRP BMW Racing Team.

Embora a Honda não tenha tido grandes problemas durante as 24 horas, os perseguidores ofereceram uma batalha até ao fim para o pódio. Uma após a outra, a BMW N°27, a Ducati N°6 e a Yamaha deram música com a sua quota-parte de problemas: um acidente pouco antes das 23:00 de sábado para o primeiro, problemas mecânicos e reparações para a N°6 (5.º) no início da manhã.

No total, das 54 motos registadas na grelha de partida, 34 atravessaram a linha de chegada. Entre as desistências, a BMRT 3D Maxxess Nevers, cujo piloto francês Kevin Denis foi hospitalizado no sábado, depois de ter sido acidentalmente atropelado por outra mota. O diretor desportivo Romain Mangé disse à AFP que o piloto já teve tido alta do hospital.

A próxima ronda do campeonato mundial, as 24 Horas em Spa-Francorchamps (Bélgica), terá lugar de 16 a 18 de junho.