Fórmula 1: Dobradinha na McLaren no último treino em Imola marcado por vários acidentes
Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, que pareciam liderar a tabela de tempos até aos últimos minutos, foram terceiro e quarto. Leclerc foi o mais rápido em ambas as sessões de sexta-feira em Imola.
O tricampeão mundial de Fórmula 1 da Red Bull e líder da classificação geral, Max Verstappen, manteve-se fora do ritmo em sexto e atrás de George Russell, da Mercedes, cujo companheiro de equipa, Lewis Hamilton, foi apenas 17.º.
Verstappen, de volta à pista depois de uma sexta-feira difícil, não completou uma corrida com pneus macios.
O australiano Piastri fez uma volta com o melhor tempo de um minuto e 15,529 segundos num dia claro e ensolarado no circuito caseiro da Ferrari. Norris, vencedor da corrida anterior em Miami, foi 0,300 mais lento.
Alonso provocou as bandeiras vermelhas quando faltavam 35 minutos para o final da sessão de uma hora, depois de ter perdido o controlo na última curva Rivazza. O espanhol saiu da pista e regressou ao paddock depois de ter sido libertado no centro médico.
Pérez provocou mais bandeiras vermelhas a cinco minutos do final da sessão, quando o mexicano foi contra as barreiras na chicane Variante Alta. A ação recomeçou a dois minutos do fim e os pilotos lutavam para conseguir uma última volta.
Kevin Magnussen, da Haas, foi para a relva para evitar o contacto com Daniel Ricciardo, da RB, que estava na linha de corrida, enquanto Leclerc também passou Sainz de forma agressiva numa tentativa de bater o tempo.