Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Grande susto para a Aston Martin e Alonso, Verstappen domina o primeiro treino

César Suárez
Fernando Alonso sai da paragem nas boxes no Circuito das Américas em Austin (Texas).
Fernando Alonso sai da paragem nas boxes no Circuito das Américas em Austin (Texas).AFP
Fernando Alonso, que estava ansioso por experimentar a série de novos componentes que a Aston Martin trouxe para o Grande Prémio dos Estados Unidos, teve um grande susto quando os seus travões sobreaqueceram e ficou fora de ação durante quase 20 minutos. A sessão começou e terminou com Max Verstappen, que novidade, dominando a tabela de tempos.

O foco estava no box da Aston Martin, que tinha uma série de peças novas e só teve meia hora com o carro de Fernando Alonso para testá-las. O carro de Lance Stroll teve menos sorte e só conseguiu dar quatro voltas antes de ter de desmontar o tambor do travão dianteiro esquerdo.

O já referido sobreaquecimento partiu uma peça e foi impossível repará-la a tempo. O canadiano não saiu de uma e entrou noutra. Mas o susto foi ainda maior no carro do asturiano, onde surgiu um pequeno incêndio nessa zona.

Felizmente, o carro conseguiu voltar à pista exa equipa britânica viu Fernando Alonso melhorar volta a volta com o seu pneu duro e subir para nono antes de todos testarem a qualificação com os macios. Acabaria por terminar em 18.º, a 1,9 segundos do ritmo, mas com muito combustível e não com o pneu mais rápido. Ele estava mais ocupado em verificar o desgaste dos pneus do que em procurar um tempo.

Verstappen, como dissemos, era superior a todos os outros. Leclerc seguiu-o a 0,156 segundos, com Hamilton em terceiro e Pérez em quarto. Carlos Sainz, por sua vez, terminou em oitavo, 0,621 segundos atrás do neerlandês, e longe do seu companheiro de equipa. O espanhol queixou-se de que o seu carro estava a saltar demasiado no asfalto de Austin.