Fórmula 1: Jenson Button espera que Hamilton recupere "com o carro certo"
Pelo segundo ano consecutivo, o piloto da Mercedes, Hamilton, não conseguiu vencer um grande prémio, uma vez que Max Verstappen venceu 19 das 22 corridas, com o colega de equipa da Red Bull, Sergio Perez, a vencer duas das outras três.
"A Red Bull vai estar na frente novamente no próximo ano", disse Button à AFP: "Eles tinham um carro forte este ano e puderam trabalhar no carro do próximo ano."A questão é que, se olharmos apenas para os resultados da corrida, pensamos 'Oh, Max Verstappen ganhou novamente', mas quando realmente assistimos às corridas, houve algumas incríveis este ano. O Max não teve tudo à sua maneira. Acabou por sair por cima, mas houve algumas lutas fantásticas esta época. Gostei do ano. Gostava que mais pessoas ganhassem? Sim, claro. Mas isso não aconteceu".
Button, que acaba de anunciar um regresso às corridas a tempo inteiro em 2024 com o Campeonato do Mundo de Resistência, sabe uma coisa ou duas sobre domínio, tendo ganho seis das primeiras sete corridas em 2009, um início que o lançou para o título com a Brawn.
E tem uma admiração pela determinação com que Verstappen se dedicou ao seu trabalho.
"Acho que Max fez um trabalho incrível", disse Button: "Ele não colocou um pé errado. É óbvio que está a conduzir um bom carro, não se ganha sem um bom carro, mas basta compará-lo com o seu colega de equipa na maioria das corridas. É uma grande diferença. Para 2024, a Red Bull continua a ser a favorita, mas penso que as outras equipas estarão um pouco mais próximas. Não vai ser fácil bater o Max numa Red Bull se a cabeça dele estiver no sítio certo."
"Definitivamente bom o suficiente"
Um dos que têm expectativas realistas de desafiar Verstappen é o sete vezes campeão Hamilton, que terá 39 anos no início da próxima temporada.
Será que ele pode legitimamente esperar competir como fez na emocionante e controversa corrida pelo título de 2021?
"Lewis não correria se não achasse que não era bom o suficiente", diz Button, que dividiu a box com Hamilton quando ambos estavam na McLaren.
"Lewis é definitivamente bom o suficiente para vencer corridas e vencer um campeonato, com o carro certo. Enfrentar o Max é difícil, mas se o Lewis estiver num carro que lhe convém e o Max estiver num carro que lhe convém... Estou ansioso por essa luta. Espero que a vejamos antes de o Lewis se reformar, ele tem definitivamente capacidade para o fazer", atirou.
Button, 43 anos, vai disputar o programa completo de oito corridas, incluindo Le Mans, no Campeonato do Mundo de Resistência na categoria Hypercar com a Hertz Team JOTA ao volante de um Porsche 963.