Fórmula 1: Lando Norris ataca Max Verstappen, neerlandês defende-se

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Lando Norris ataca Max Verstappen, neerlandês defende-se

Lando Norris e Max Verstappen chocaram e saíram a perder
Lando Norris e Max Verstappen chocaram e saíram a perderProfimedia
"Ele arruinou a minha corrida, destruiu o meu carro", atirou o piloto britânico Lando Norris (McLaren), que foi forçado a retirar-se do GP da Áustria deste domingo após uma colisão com Max Verstappen (Red Bull), que acabou por terminar em quinto lugar.

"Tenho muito respeito pelo Max e pelo que ele consegue fazer (...) mas há alturas em que acho que ele talvez vá um pouco longe demais e tenho a impressão de que hoje foi um desses casos", disse o britânico.

"Espero uma luta dura contra o Max. Espero agressividade, espero que puxemos os limites, mas nas três vezes fez coisas que poderiam facilmente causar um incidente. E, de certa forma, é um pouco irrefletido (...) Estava à espera de um combate duro, justo e respeitoso, e não tenho a impressão de que tenha sido isso que ele ofereceu", lamentou.

Lando Norris, que esteve vários segundos atrás de Max Verstappen durante grande parte da corrida, voltou a aproximar-se do tricampeão do mundo graças a uma má paragem nas boxes do Red Bull a vinte voltas do fim.

"Ambos irritados"

Os dois homens travaram então um duelo impiedoso durante cerca de 10 minutos, até ao infeliz epílogo na 64.ª das 71 voltas: Norris tentou uma ultrapassagem por fora e Max Verstappen desviou-se ligeiramente, precipitando uma colisão entre os dois carros que resultou num furo para cada um dos protagonistas.

"Para mim, não foi um movimento nos travões. Claro que o vi a aproximar-se, por isso defendi-me um pouco por dentro. E depois, na travagem, tocámo-nos com os pneus traseiros e ambos furámos, o que obviamente é algo que não queremos que aconteça", explicou Verstappen.

Enquanto o neerlandês, considerado responsável pelo acidente, recebeu uma penalização anedótica de dez segundos e pôde regressar depois de mudar de pneus, o britânico não pôde sair das boxes porque a sua asa dianteira também ficou danificada.

"Os 10 segundos pareceram-me um pouco duros porque não tive a impressão de que a manobra fosse muito agressiva. Podemos dizer que estamos a limitar os danos, mas claro que não é isso que queremos, penso eu, para os dois. Estamos ambos aborrecidos. O Lando não é o único que está aborrecido, eu também estou", concluiu.

Ao terminar em quinto, Mad Max, que venceu o sprint no sábado à frente de... Norris, somou 10 pontos para aumentar a vantagem na liderança do campeonato sobre o piloto da McLaren, agora relegado para 81 pontos.