Fórmula 1: Leclerc com o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres em Emilia Romagna
Havia muita expetativa em torno desta primeira sessão de treinos com as atualizações que a Red Bull e, acima de tudo, a Ferrari e a Aston Martin, apresentaram para este Grande Prémio da Emilia Romagna. Não se esperavam, portanto, que os tempos fossem muito significativos, ainda por cima com o vento que soprava. Até porque vai haver mais sessões de treinos antes da corrida sprint.
Por isso, todos saíram com diferentes pneus e cargas de combustível, com ajustes ainda não definitivos no carro. Mesmo assim, houve alguns sustos na pista, como o que Albon teve com seu Williams, que parou e causou bandeira vermelha pouco antes da metade da prova. Também houve queixas de muitos pilotos sobre o ressalto e as vibrações que sentiram nos seus carros.
Muitos tiveram que refugiar-se nas escapatórias. Verstappen teve problemas com a estabilidade, ou a falta dela. Hamilton quase fez um pião que conseguiu evitar bater no muro.
Quem se mostrou em melhor forma, já depois de colocarem penus macios, foram os Ferrari, com o Mercedes de Russel a intrometer-se entre os dois Cavalino Rampante. Leclerc foi o mais rápido de todos com 1:16.990, com Sainz a 0.130 décimos do ritmo.
Alonso, por sua vez, apresentou uma perspetiva positiva sobre os pneus médios, mas quando tirou os macios cometeu um erro em pista e perdeu esse tempo. Teremos de esperar pelo Treino Livre 2 para ver onde está a Aston Martin com o seu mais recente pacote de atualização. Para já, em 10.º, a nove décimos de segundo do monegasco.
Por outro lado, quem dececionou foi a McLaren, com o recém-vencedor em Miami, Lando Norris, a ficar no oitavo lugar, logo à frente do companheiro de equipa Piastri.