Fórmula 1: Max reina no caos de Interlagos para dar um golpe a Norris na luta pelo título
Leia aqui como foi a qualificação
Num fim de semana caótico em que tudo aconteceu, não podia perder a oportunidade de fazer asneira no início da corrida. Stroll, na volta de formação, rodou e foi parar a uma caixa de gravilha da qual não conseguiu escapar. Partida atrasada, sem o canadiano e Albon (a Williams não conseguiu reparar o seu carro), enquanto Norris e muitos outros, cansados de esperar na grelha, arrancaram com as luzes a piscar. Verstappen protestou e será feita uma investigação após o evento para ver se houve infração.
Com os problemas resolvidos, e com a chuva a ameaçar regressar mais cedo ou mais tarde, foi Russell o mais rápido a arrancar, ultrapassando Norris. Atrás, Verstappen era Max novamente, ultrapassando sete carros! Na segunda volta, já estava nos pontos. E continuou a sua recuperação, ultrapassando mesmo um Piastri que não conseguiu fazer o trabalho de equipa para a McLaren. Faltavam 60 voltas para o final, mas ficou preso durante muito tempo quando chegou a Leclerc, que defendia o seu quinto lugar.
Safety car
A dança da troca de pneus começou na volta 27 e Hulkenberg, ao sair dos boxes, ficou preso, causando um safety car virtual. A partir daí, o caos instalou-se com alguns minutos de chuva muito forte, o que fez com que o safety car saísse para a pista. O perigo era real para a segurança dos pilotos. Mesmo com esse ritmo mais baixo, Colapinto, inexperiente nestas matérias, perdeu o controlo do seu Williams e provocou uma bandeira vermelha.
Com a corrida parada e Ocon, Verstappen e Gasly na liderança depois de não terem ido às boxes, verificou-se que os Mercedes tinham alterado a pressão dos pneus antes da partida e quando já não era permitido. Investigação e risco de desqualificação para Russell e Hamilton.
Sainz no muro
Depois de muitos minutos de espera, uma nova partida foi iniciada atrás do safety car com as mesmas posições. Norris, muito atrás do seu principal rival, deixou-se levar pelos demónios e cometeu um erro de principiante que Russell aproveitou para ultrapassar. Bearman saiu de pista, Sainz voltou a bater nos muros... e mais um safety car em pista.
Verstappen é o melhor
Após outro reinício, Verstappen disse a Ocon que já era suficiente, que ele era o mais rápido. E assumiu a liderança quando Norris cometeu outro erro. É impossível lutar pelo Campeonato do Mundo desta forma. O neerlandês foi em busca da vitória para dar um tremendo e talvez decisivo golpe no título do campeonato. Entre o seu nível e o nível muito baixo do inglês da McLaren, que terminou em sexto e porque Piastri lhe deu a posição, não há mais emoção. Aliás, o desempenho da Alpine foi brutal, um duplo pódio que a fez saltar do nono para o sexto lugar no campeonato de construtores. Muito dinheiro aí.
Alonso, aliás, terminou em 14º, penúltimo dos que terminaram, e com dores intensas nas costas, como disse no rádio. "Vou terminar a corrida para os mecânicos, porque eles fizeram um trabalho incrível hoje, reparando o carro. Mas as minhas costas doem-me muito, este ressalto não é normal", atirou.