Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Max Verstappen garante pole-position para a corrida sprint no GP dos EUA

César Suárez c/LUSA
Verstappen vai ser o primeiro na grelha para a corrida de sprint
Verstappen vai ser o primeiro na grelha para a corrida de sprintPatrick T. Fallon / POOL / AFP
Verstappen foi Max mais uma vez. No meio de toda a polémica com a Red Bull, o neerlandês deu um golpe na mesa e mostrou a todos que ao volante não há ninguém que o possa bater. Os pilotos Ferraris tinham deixado uma boa sensação, e Norris parecia estar a guardar as suas forças para quando chegasse a hora da verdade. Mas, então, o campeão do mundo apareceu para tomar a sua posição.

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou a pole position para a corrida sprint do Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, 19.ª das 24 provas da temporada.

Verstappen fez a sua melhor volta em 1.32,833 minutos, batendo o britânico George Russell (Mercedes) por apenas 0,012 segundos, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro, a 0,226.

“Foi um bom dia. Nunca se sabe o que se pode atacar. Mas correu bem. Esta pista é incrível. Tem novo asfalto, não é fácil, mas é igual para todos. Vamos fazer o melhor que pudermos na sprint, mas sabemos que a maior parte dos pontos estão na corrida de domingo”, sublinhou Verstappen, líder do campeonato à partida desta corrida, com 52 pontos de vantagem sobre o britânico Lando Norris (McLaren).

O piloto da McLaren parte do quarto lugar da grelha.

SQ1

Oscar Piastri, da McLaren, foi uma grande surpresa, pelo lado negativo, é claro. De um dos candidatos, passou a ser eliminado na SQ1. Desastre de dimensões consideráveis para o jovem australiano, que viu o seu melhor tempo ser anulado por ter ultrapassado os limites da pista. Albon também foi eliminado após um pião.

Ao lado deles, Ocon, Bottas e Zhou foram eliminados. Na frente, Leclerc dominou com Sainz em quinto e Alonso em 10.º.

SQ2

Se a primeira etapa foi surpreendente, não menos surpreendente foi a segunda, com a eliminação de Checo Perez. O mexicano continua a sua irregularidade e ficou quase um segundo atrás do seu companheiro de equipa da Red Bull. Ele mais uma vez alimenta a perseguição por seu lugar ao lado de Verstappen.

Fernando Alonso, 14.º, também não conseguiu passar para a fase final, e foi mesmo ultrapassado por Stroll, 13.º. A boa sensação das sessões de treinos com as novas atualizações desapareceu por completo na Aston Martin, assim que havia algo em jogo. Para além destes três, o recém-chegado Lawson - substituto de Ricciardo - e Pierre Gasly também ficaram de fora.

SQ3

E para terminar com as surpresas nesta classificação para a corrida de sprint, no qual Ferrari e Norris pareciam ser favoritos, foi para.... Max Verstappen, com 12 milésimos de segundo de vantagem sobre Russell, que sempre se impõe. Leclerc vai largar em terceiro, à frente de Norris e Carlos Sainz, que teve de se contentar com o quinto lugar.