Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: McLaren alerta para "consequências enormes" se a Red Bull infringir as regras

Zak Brown, Diretor Executivo da McLaren Racing
Zak Brown, Diretor Executivo da McLaren RacingJerome Miron-Imagn Images
O chefe da McLaren, Zak Brown, alertou na sexta-feira para as "enormes consequências" se a campeã Red Bull violar as regras da Fórmula 1 no que diz respeito ao ajuste das configurações dos carros durante as condições de "parc ferme".

A Red Bull, que está atrás da McLaren na classificação dos construtores, confirmou a presença de um dispositivo de altura de condução nos seus carros, mas insiste que não pode ser acedido depois de estarem completamente montados.

A equipa concordou em fazer alterações após as discussões com a FIA, sendo provável que o dispositivo tenha selos ligados a ele.

Brown disse no Grande Prémio dos Estados Unidos que ainda havia perguntas a responder.

Ele sugeriu que a declaração da Red Bull foi cuidadosamente redigida, com os carros nem sempre "totalmente montados" em condições de parc ferme e particularmente quando questões de conforto do piloto precisavam de ser abordadas.

"O que não bate certo é o comentário de que não se pode modificar o carro", disse ele à televisão Sky Sports. "Se não é acessível após ou durante o parc fermé, então porquê colocar um selo? Penso que tem de ser feita uma investigação muito completa, porque se mexerem no vosso carro do ponto de vista do desempenho depois do parc fermé ou no parc fermé, isso é um material preto e branco, uma violação substancial que tem consequências enormes".

Brown disse que cabe à FIA "encontrar uma solução que seja transparente e satisfatória para todas as equipas".

"Penso que não estou sozinho nas nossas preocupações pelo que vimos e ouvimos".

As equipas rivais têm-se preocupado com a possibilidade de um dispositivo deste tipo permitir ajustar a altura do carro entre a qualificação e a corrida, o que seria ilegal mas produziria uma vantagem em termos de desempenho.

Brown disse que a Red Bull parece ser a única equipa de F1 "que tem a capacidade de ajustar a altura do carro a partir do interior do cockpit", embora tenha admitido que os pilotos seriam fisicamente incapazes de o fazer.

"As nossas questões prendem-se um pouco mais com o que aconteceu historicamente, ou seja, se foi utilizado de forma inadequada", afirmou.

A Red Bull venceu os dois últimos campeonatos de construtores, incluindo a época mais dominante de que há registo no ano passado, e os três últimos títulos de pilotos com Max Verstappen.

Verstappen está à frente de Lando Norris, da McLaren, por 52 pontos na classificação atual, quando faltam seis jornadas para o fim do campeonato.