Fórmula 1: McLaren faz dobradinha com Piastri na pole para a corrida de sprint em Interlagos
Q1: Aston Martin pior do que nunca
Enquanto alguns dos candidatos à pole tiveram calma no início da qualificação de sprint, outros, como os Aston Martins, deram mais um passo atrás. Ou dois. Fernando Alonso e Lance Stroll, que ainda não há muito tempo conseguiram passar à Q3, voltaram a desiludir. A crise da equipa inglesa é monumental e Newey terá o seu trabalho facilitado quando conseguir conceber um carro vencedor a partir da tartaruga agora conduzida pelo espanhol e pelo canadiano.
Juntando-se a Fernando, que largará em 16.º, e Lance, em 19.º, estavam Ocon, Tsunoda e Zhou.
O mais rápido nesta primeira tentativa foi Lando Norris no seu McLaren, dominando os três setores com potência.
Q2: Hamilton e Perez desastrosos
O único candidato a lutar pelo Campeonato do Mundo com Verstappen queria enviar várias mensagens. Daí a sua aceleração a fundo para liderar a tabela de tempos com 1:09.063. Nem mesmo o neerlandês, segundo, conseguiu aproximar-se, ficando quase meio segundo atrás, tal como Carlos Sainz, o melhor dos terrestres.
Atrás, as únicas tentativas tardias do Haas de Bearman e do RB de Lawson deixaram de fora dois veteranos que têm estado em queda nas últimas corridas, Checo Pérez (13.º) e Lewis Hamilton (11.º). Hulkenberg, Colapinto e Bottas também foram eliminados.
Q3: A surpresa de Piastri
Como em toda a qualificação, Norris não esperou para bater o seu próprio recorde, sendo o primeiro, com a obrigação de todos usarem pneus macios, a rodar abaixo de 1:09. Piastri juntou-se a ele na segunda posição. Entretanto, os seus rivais esperavam na box para fazer uma única tentativa de evitar a dupla da McLaren.
Era impossível, mas houve uma surpresa: Norris falhou no seu último ataque à pole e esta foi para o seu colega de equipa. Atrás, Leclerc e Verstappen largarão na segunda fila, com Sainz em quinto.