Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Norris conquista a pole no GP dos EUA graças ao acidente de Russell

Norris vai largar em primeiro no GP dos EUA
Norris vai largar em primeiro no GP dos EUA Patrick T. Fallon / POOL / AFP
Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prémio dos Estados Unidos graças a um acidente de Russell na Q3 que impediu Verstappen, que estava a fazer uma volta mais rápida do que o inglês, de a completar. Sainz vai partir em terceiro, à frente de Leclerc.

Q1: Hamilton, KO

Depois de uma sessão de 10 minutos sem brilho, com a maioria dos pilotos a usarem pneus usados nos estágios iniciais, foi só na metade da Q1 que eles realmente começaram a colocar o pedal no metal. Um grande risco, especialmente quando alguns tempos foram invalidados por terem saído dos limites da pista. Como aconteceu com Hamilton, que teve tempo para corrigir a confusão... mas não conseguiu e vai arrancar em penúltimo. Um desastre para o inglês. Foi a grande surpresa de um Q1 que também deixou de fora Albon, Colapinto, Bottas e Zhou.

O mais rápido foi Verstappen, seguido por Leclerc e o surpreendente Lawson, substituto de Ricciardo. Sainz foi o sexto e Alonso o 13.º.

Q2: Um pouco de magia de Alonso

Leclerc, que estava na zona de eliminação, fez seu melhor tempo pouco mais de um minuto antes do final da sessão. O piloto nascido em Mónaco compensou, ficando atrás de Verstappen, mais uma vez o mais rápido, Sainz e Norris, que finalmente conseguiu recuperar.

Fernando Alonso também conseguiu entrar no top 10 com o tempo já cumprido. Magia do asturiano com um carro cheio de subviragem e complicações. Fora da luta pela pole ficaram Tsunoda, Hulkenberg, Ocon, Stroll e Lawson.

Q3: acidente de Russell e pole para Norris

Na primeira disputa pela pole, Lando Norris fez o tempo mais rápido, apenas 31 centésimos de segundo melhor que o seu grande rival Verstappen. Logo atrás, mais de três décimos atrás do piloto da McLaren, Sainz, novamente à frente de Leclerc. Alonso, com apenas um jogo de pneus válido, poupou-se para uma única tentativa, e foi oitavo enquanto esperava pela partida dos outros pilotos.

E quando todas as atenções estavam viradas para a luta entre Max e Lando, Russell despistou-se e a sessão, com uma dupla bandeira amarela, terminou sem dar tempo ao neerlandês para completar a sua volta mais rápida. Norris, que foi mais lento do que o piloto da Red Bull, foi o favorito e conquistou a pole position. Sainz vai partir em terceiro.