Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Norris não espera que Oscar Piastri lhe ofereça vitórias

Há um máximo de 232 pontos por conquistar no campeonato de pilotos
Há um máximo de 232 pontos por conquistar no campeonato de pilotosNATALIA KOLESNIKOVA / AFP
Lando Norris disse que não espera que o companheiro de equipa Oscar Piastri lhe ofereça vitórias, apesar da decisão da McLaren de colocar o britânico em primeiro lugar na luta pelo título de Fórmula 1 com Max Verstappen.

O chefe de equipa Andrea Stella disse à BBC, antes do Grande Prémio do Azerbaijão de domingo, que a McLaren queria apoiar Norris "sem comprometer demasiado os princípios".

Norris disse aos jornalistas em Baku que a decisão era mais provável para quando estiverem em posições mais atrás na grelha do que se estivessem a correr em primeiro e segundo.

"Ele ainda está a lutar pelas suas próprias corridas. Continua a ir lá para fora e a fazer o seu trabalho. E pode ser que este ano não haja nenhuma altura em que precise de me ajudar. Tenho é a ajuda do Oscar quando é preciso. Se ele lutou pela vitória e a merece, então merece ganhar. Se for melhor do que eu, tem um desempenho melhor e me ultrapassa, e ganha a corrida, é porque fez um trabalho melhor", disse o britânico.

Norris está em segundo lugar na geral e a 62 pontos do tricampeão mundial Verstappen, da Red Bull, quando faltam oito rondas para o final, mais três corridas de sprint, enquanto Piastri está em quarto e a 106 da liderança. Há um máximo de 232 pontos ainda por conquistar no campeonato de pilotos.

A McLaren persegue os dois títulos e pode chegar ao topo da classificação dos construtores em Baku, com a equipa a apenas oito pontos da outrora dominante Red Bull. Norris disse que seria doloroso perder alguns pontos, mas também não quer receber o título de mão beijada.

"Não é assim que quero ganhar um campeonato. Quero ganhá-lo a lutar contra o Max, ao derrotá-lo e aos adversários, provando que sou o melhor na pista. E é assim que eu quero ganhar", atirou.

A grande imagem

Stella afirmou que os princípios da equipa são que os interesse da McLaren estão sempre em primeiro lugar.

"Para nós, o desportivismo é importante na forma como participamos nas corridas. E depois queremos ser justos com os dois pilotos", disse o italiano à BBC.

Disse que a McLaren queria evitar uma repetição da situação em Monza, onde Norris alinhou na pole position com Piastri em segundo, mas acabou por perder para Charles Leclerc, da Ferrari.

Naquela corrida, Piastri ultrapassou Norris na segunda chicane, com Leclerc a conquistar o segundo lugar do britânico, que teve de abrandar, antes de vencer por estratégia. Verstappen terminou apenas em sexto.