Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Norris segura pole, Max em segundo, despiste de Sainz e falha de Leclerc em Singapura

Carlos Sainz, antes do acidente que sofreu na Q3
Carlos Sainz, antes do acidente que sofreu na Q3Lillian SUWANRUMPHA / AFP
Lando Norris, tal como tinha demonstrado nos treinos, conquistou a pole position e vai partir na primeira posição da grelha para o Grande Prémio de Singapura. O inglês quer lutar pelo Campeonato do Mundo e só a vitória lhe interessa, especialmente tendo em conta que Verstappen vai largar ao seu lado. Foi um mau dia para a Ferrari tendo em conta que Sainz despistou-se no início da Q3 e vai sair do 10.º, enquanto Leclerc teve uma penalização e arranca do 9.º

Q1: Norris marca território; Stroll volta a fracassar

Foram muitos os pilotos que, sabendo que a pista iria melhorar na parte final, esperaram alguns minutos para fazer a sua primeira tentativa. Não foi o caso de Leclerc, que queria reencontrar as sensações de sexta-feira que não apareceram no último treino livre. Foi momentaneamente líder, mas Norris, o grande favorito, tirou-lhe essa pequena honra.

As diferenças, mesmo entre os primeiros e os que estavam na zona média-baixa, eram mínimas e isso obrigou a Red Bull, a Mercedes e até a Ferrari a usarem um segundo jogo de pneus macios para não ficarem de fora na primeira troca. Com mais problemas do que qualquer outro, Checo Pérez e os dois Mercedes acabaram por deixar Carlos Sainz em cheque, que resolveu no último instante. Ricciardo, Stroll, Gasly, Bottas e Zhou foram eliminados.

Q2: Checo Pérez e Colapinto vão ao tapete

Russell, Albon e alguns outros reclamaram da pouca aderência dos pneus. Mesmo assim, o inglês conseguiu ficar em terceiro na sua primeira tentativa, com o companheiro de equipa Hamilton em primeiro. Entre os dois, Norris roçou o muro, tal como Verstappen tinha feito segundos antes. O risco estava em cada curva, especialmente no Red Bull do campeão, que parecia um cavalo selvagem que tinha de ser domado. Claro que foi com tudo para chegar à Q3.

Não foi o caso do seu companheiro de equipa, Checo Perez, que voltou a desiludir e vai partir em 13.º. O mexicano continua sem acertar. Quem conseguiu passar para a última ronda, embora longe de Piastri, o mais rápido, foi Fernando Alonso, que voltou a mostrar um pouco de magia para ser melhor do que o seu carro lhe permitia. Eliminados foram Albon, Colapinto, Perez, Magnussen e Ocon.

Q3: Sainz despista-se e pole é papaia

A luta pela pole ficou imediatamente sem Carlos Sainz. O espanhol, acabado de sair das boxes e com pneus frios, perdeu o controlo e destruiu a traseira do seu Ferrari. Houve muitos minutos de pausa para arrumar a pista e os nove pilotos esperaram para fazer uma única tentativa. Azar para Charles Leclerc que ultrapassou os limites de pista logo na curva 2 e ficou com a volta anulada.

O melhor sob essa pressão foi Lando Norris, que bateu o seu companheiro de equipa Piastri por mais de quatro décimos de segundo. Logo a seguir, Verstappen tirou um trunfo da manga para conseguir um segundo lugar e Hamilton fechou o pódio. A grande surpresa foi Hulkenberg em sexto, com Alonso logo atrás e Tsunoda à frente dos Ferraris.