Fórmula 1: Perguntas e respostas sobre o GP da Áustria

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Perguntas e respostas sobre o GP da Áustria

Adeptos satisfeitos com o GP de Fórmula 1 em Spielberg/Áustria.
Adeptos satisfeitos com o GP de Fórmula 1 em Spielberg/Áustria.Profimedia
A Fórmula 1 está a chegar a meio da temporada, e com grandes avanços: as corridas decorrem atualmente numa base semanal. O Grande Prémio de Espanha acaba de terminar, seguindo-se o GP de Fórmula 1 Áustria 2024 no domingo (14:00) e, uma semana depois, a Inglaterra. É a segunda de três provas em fim-de-semanas consecutivas. Nas listas de resultados, no entanto, tudo está como esperado antes da temporada: Max Verstappen lidera a classificação por uma grande margem.

Afinal, o campeão do mundo não está a vacilar?

Os números não mentem: houve 10 corridas este ano e o piloto da Red Bull venceu sete vezes. Mas a verdade é também que Verstappen teve de lutar, que teve de contar com os erros dos adversários e com as circunstâncias favoráveis. Se as coisas tivessem sido menos afortunadas, o holandês estaria sem vencer há cinco corridas; em vez disso, aumentou sua liderança - relativamente pouco - durante esse período.

No Canadá e em Espanha, a McLaren perdeu uma grande oportunidade de ganhar duas corridas seguidas com Lando Norris, e o britânico é agora claramente o primeiro adversário do campeão do mundo. Recentemente, perguntaram-lhe se ainda pode lutar pelo título este ano."Temos tudo o que precisamos", disse o jovem de 24 anos:"Mas temos que finalmente juntar tudo".

Qual é o problema?

No Canadá foi a forma como a equipa lidou com um período de safety car, em Espanha Norris não conseguiu arrancar. Pequenas coisas que fizeram pender a balança e, ao mesmo tempo, lançaram luz sobre outro facto: A Red Bull e Verstappen têm um desempenho ao mais alto nível, pilotos, estratégia, paragens nas boxes, tudo isto se encaixa quase sempre com os campeões do mundo. Foi assim que Verstappen ganhou o título em 2021 contra Lewis Hamilton no Mercedes que foi superior durante tanto tempo, e foi assim que a equipa construiu o seu domínio nos anos seguintes. É precisamente por isso que Verstappen é tão difícil de bater em 2024, apesar de já não ter o carro mais potente.

E quem é o mais forte em Spielberg?

É uma conquista da competição da Red Bull que tais previsões não sejam mais tão fáceis. Nas últimas cinco corridas, quatro equipas lutaram pelas pole positions, incluindo a Ferrari e até a Mercedes, juntamente com a Red Bull e a McLaren. Embora tenha havido grandes flutuações para três destas equipas, dependendo do traçado da pista, a McLaren tem estado sempre na frente.

E, por isso, é agora uma opinião popular no paddock que o carro em laranja papaia é o mais forte e mais consistente no campo. A Red Bull, por outro lado, poderá beneficiar das secções muito rápidas da sua corrida caseira na Áustria: "Eles são melhores do que nós lá", diz Norris.

A que mais devemos estar atentos?

Há dois factores que podem proporcionar mais variedade. Em primeiro lugar, o formato, uma vez que se trata mais uma vez de um fim de semana de sprint. Há apenas uma sessão de treinos livres para as equipas se familiarizarem, o que basicamente aumenta a possibilidade de resultados invulgares. O sprint no sábado (11:00) também significa que há mais pontos em jogo do que num fim de semana de corrida normal. E o tempo também pode ser um fator, como acontece frequentemente na Estíria. Vai estar muito calor, mas é possível que haja trovoadas ao longo do fim de semana.