Fórmula 1: Perguntas e respostas sobre o Grande Prémio de Imola
O que está a acontecer?
O GP de Imola de Fórmula 1 tem lugar em Imola e é já a sétima corrida da atual temporada de Fórmula 1. Depois de paragens na Ásia, Austrália e Estados Unidos da América, é a primeira corrida na Europa - e uma corrida em casa para a Ferrari, que, segundo os rumores, vai fazer uma atualização do seu carro e espera dar um salto em frente.
Como é o ambiente?
O circuito tem o ilustre nome de Autodromo Enzo e Dino Ferrari e o significado da corrida em casa para os italianos é correspondentemente elevado. Milhares de fãs acompanharão e apoiarão a Scuderia. A sede da Ferrari em Maranello fica a pouco mais de uma hora de distância. A expetativa é particularmente elevada porque a corrida não se pôde realizar no ano passado devido a chuvas extremas na região.
A última vitória da Ferrari em Imola até à data foi conquistada por Michael Schumacher em 2006, após o que o circuito desapareceu do calendário de corridas. As corridas voltaram a realizar-se aqui desde 2020 - as vitórias foram para Lewis Hamilton (2020) num Mercedes e Max Verstappen (2021, 2022) num Red Bull.
Quem é o favorito?
Apesar do recente revés em Miami, o campeão mundial Max Verstappen, com o Red Bull, continua a ser o piloto a bater. No entanto, a concorrência já não parece completamente sem hipóteses. Lando Norris, na McLaren, distanciou-se recentemente de Verstappen de forma bastante clara e ele próprio ficou surpreendido com isso. Charles Leclerc e Carlos Sainz na Ferrari também querem impressionar na sua corrida em casa, em Itália.
O entusiasmo dos Tifosi pode estimular a Scuderia. A pista, com as muitas rectas curtas e chicanes, tem um perfil diferente do circuito de Miami. Resta saber como é que a McLaren se vai comportar aqui. A Mercedes também vai levar uma atualização para Itália.
Há alguma caraterística especial?
Há 30 anos, a 30 de abril de 1994, o austríaco Roland Ratzenberger e o então Ayrton Senna morreram num acidente no circuito de Imola. No início do mês, milhares de fãs reuniram-se no circuito para uma cerimónia fúnebre em honra dos dois pilotos falecidos, e este fim de semana também vai girar em torno de Ratzenberger e Senna.
Sebastian Vettel, que vai conduzir um dos carros de corrida de Senna, está a planear um evento especial. Para o tetracampeão mundial de Heppenheim, agora reformado, Senna não é apenas um dos melhores pilotos de automobilismo,"mas também um homem com grande empatia" e a homenagem é um assunto que lhe é muito caro.
Qual é o formato?
A Fórmula 1 teve corridas de sprint na China e em Miami, mas Imola é agora um "fim de semana tradicional". Este compreende três sessões de treinos livres na sexta-feira (12:30 e 16:00) e no sábado (11:30), uma sessão de qualificação (sábado, 15:00) e a corrida no domingo (14:00). As várias sessões de treinos oferecem às equipas a oportunidade de encontrar a configuração perfeita com as novas peças. Todas as sessões serão transmitidas em direto pela Sky, que também transmitirá as corridas e os treinos das séries de apoio da Fórmula 2 e da Fórmula 3.