Fórmula 1: Ricciardo "não lhes vai dar o tempo do dia" após críticas de Villeneuve
Jacques Villeneuve, o campeão de 1997 que agora trabalha como comentador de televisão, questionou na Sky Sports por que é que o australiano ainda estava na Fórmula 1.
"Estamos a ouvir a mesma coisa nos últimos cinco anos - 'temos de melhorar o carro para ele, coitado dele'. Não. Tu estás na F1. Se não consegues fazer isso, vai para casa. Haverá outra pessoa para tomar o teu lugar", disse o canadiano.
"Acho que a imagem dele manteve-o na F1, mais do que os seus resultados reais", acrescentou.
Ricciardo qualificou-se num forte quinto lugar para a RB no Circuito com o nome do falecido pai de Villeneuve, Gilles, mas disse que tomou conhecimento das críticas apenas após a sessão e não mencionou Villeneuve diretamente.
"Acabaram de me dizer. Não ouço nem leio, mas há definitivamente algumas pessoas que ... sim, tanto faz. Não lhes vou dar o tempo do dia", disse.
O tempo de Ricciardo ficou a menos de dois décimos da pole. O colega de equipa japonês Yuki Tsunoda classificou-se em oitavo.
O fim de semana também marca o 10.º aniversário desde que Ricciardo venceu pela primeira vez na Fórmula 1 no mesmo circuito, com a Red Bull em 2014, e reconheceu um "fator de bem-estar" sobre a pista.
"Acho que este ano nem sempre foi uma questão de saber se ainda tenho a velocidade para o fazer. Tem sido apenas a consistência que não tenho sido capaz de mostrar semana após semana", disse o piloto nascido em Perth.
"Tem sido definitivamente mais difícil, mais do que eu pensava, mas eu sei que a velocidade está lá e é só aproveitá-la", acrescentou.
"Talvez quando se é miúdo se salte para a frente e se conduza, mas quanto mais velho se fica, mais as coisas à volta da vida podem interferir", explicou Ricciardo.
Villeneuve não fez caso das suas críticas quando lhe foi pedido um seguimento do comentário.
"Ele precisava de um empurrãozinho sob pressão e funcionou, valeu a pena", sorriu.
"O carro é adequado para ele neste fim de semana e quando tens um carro adequado, conduzes no teu melhor. Foi uma boa qualificação. Se ele puder continuar neste fim de semana assim e fazer mais quatro, cinco, seis corridas assim, então ele estará bem", acrescentou o antigo campeão.