Fórmula 1: Verstappen faz a pole na Áustria, Sainz lidera a Ferrari

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Verstappen faz a pole na Áustria, Sainz lidera a Ferrari

Verstappen brilhou na qualificação
Verstappen brilhou na qualificaçãoProfimedia
O neerlandês vai largar da pole position após um excelente dia para o piloto da Red Bull, que dominou toda a qualificação.

Eis como acompanhámos a qualificação do Grande Prémio da Áustria (Q1 a Q3).

Q1

Se Pecco Bagnaia é o rei do fim de semana no Moto GP, Max Verstappen é o rei do fim de semana na Fórmula 1. Este último venceu a qualificação ao sprint de forma enfática e confirmou o seu estatuto de favorito para a corrida de sábado. 

O mesmo não se pode dizer de Fernando Alonso, que tinha acabado de enviar um novo dardo à FIA. O espanhol conseguiu passar à fase seguinte com muito sofrimento - o seu companheiro de equipa Lance Stroll falhou a sua tentativa. Alex Albon, Valtteri Botas, Logan Sargeant e Guanyu Zhou foram eliminados.

Q2

O atual campeão nem sequer esperou pela Q3 para bater a sua primeira pole no país da Europa Central. A sua volta inicial de 1:04.577 traduziu-se num extraordinário 1:04.469, pelo que viveu numa dimensão diferente dos restantes, uma vez que os seus perseguidores mais próximos (Sainz e Russell) ficaram a mais de meio segundo do ritmo.

Alonso, que já tinha deixado um mau pressentimento minutos antes, não conseguiu o milagre e foi apenas décimo quinto. Assim, as suas hipóteses de marcar pontos no domingo parecem nulas, embora com o bicampeão do mundo haja sempre espaço para uma epopeia. Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda também não conseguiram entrar no top 10.

Q3

Se Verstappen tinha mostrado o seu poder mais cedo, não desperdiçou a oportunidade de consolidar a sua brilhante prestação (1:04.314). Lando Norris deve ter-se sentido desamparado, pois ficou a quatro décimos do ritmo, apesar de ter efetuado uma volta meritória. Mesmo assim, o piloto da McLaren é novamente um claro candidato para domingo, tal como George Russell, que terminou em terceiro.

Esperava-se que Carlos fosse o principal motor de trabalho, mas quase não mostrou sinais de evolução em comparação com a Q2. O companheiro de equipa Leclerc fez ainda pior (sexto), em parte porque falhou na sua última tentativa. No entanto, uma penalização para Piastri compensou o seu mau resultado. Checo, oitavo e quase um segundo atrás de Max.