Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Verstappen faz pole, mas é Leclerc que vai sair do primeiro lugar na Bélgica

Leclerc vai largar em primeiro no GP da Bélgica
Leclerc vai largar em primeiro no GP da BélgicaAFP
A pole position para o Grande Prémio da Bélgica foi para Max Verstappen, mas o líder do Campeonato do Mundo não vai poder desfrutar dela devido à penalização de 10 lugares na grelha. Charles Leclerc conseguiu garantir o segundo lugar e vai partir da primeira posição, Checo Pérez ressurgiu ao ficar no terceiro lugar, enquanto Hamilton ficou à frente dos dois McLaren.

Q1: Piastri mais rápido sem chuva forte

Sem chuva, mas com a ameaça de chegar com força na parte final da Q1, os pilotos apressaram-se a tentar marcar um tempo, fosse ele qual fosse, por precaução. De pouco serviu, pois os radares falharam às equipas e a pista, secando rapidamente, melhorou, pelo que só as últimas tentativas serviram para alguma coisa. Dos primeiros classificados, Russell, na zona de eliminação no último minuto, e Checo Pérez, perto dela, foram os que mais sofreram. Ambos foram salvos pela última volta, deixando de fora Hulkenberg, Magnussen, Tsunoda, Sargeant e Zhou. O mais rápido foi Oscar Piastri no seu McLaren.

Q2: A água complica tudo

Desta vez, quando os pilotos e engenheiros pareciam confiantes de que podiam deixar as melhores tentativas para o final da sessão, começou a chover a meio da qualificação. Havia um risco máximo se a chuva continuasse a cair para aqueles que não tinham feito uma boa volta, como Russell e Leclerc. Mas a chuva parou e a pista melhorou o suficiente para dar a cada piloto uma última tentativa. O que mais sofreu foi Checo Pérez, salvo por três milésimos de segundo! Albon, Gasly, Ricciardo, Bottas e Stroll foram eliminados.

Q3: Um Leclerc mágico

Após a primeira tentativa do top-10, Verstappen deixou todos os rivais para trás por mais de seis décimos ao segundo melhor tempo, o seu companheiro de equipa Checo Pérez. Atrás, Hamilton, à frente de Piastri. Sainz, sétimo, melhor que Leclerc, e seguido por Alonso, nono.

Uma grelha que pouco mudou com a segunda e última tentativa. Verstappen permaneceu em primeiro, é claro. E ninguém melhorou, exceto um espetacular Leclerc, que com um novo jogo de pneus intermediários foi o segundo e, portanto, com a penalidade para o neerlandês, vai começar na primeira posição. Checo Pérez estará ao seu lado na partida. 

Carlos Sainz, que não conseguiu imitar o monegasco, ficou muito atrás, em oitavo, logo à frente de Fernando Alonso, em nono. Ambos vão subir uma posição, já que Max vai largar em 11.º.