Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Verstappen quer bater mais um recorde com a Red Bull na Áustria

Verstappen acena aos adeptos no GP do Canadá.
Verstappen acena aos adeptos no GP do Canadá.AFP
O líder e bicampeão do mundo Max Verstappen quer tornar-se o piloto mais bem sucedido da história do Grande Prémio da Áustria, este fim de semana, com a Red Bull a planear uma celebração do século em casa.

O neerlandês, que lidera a corrida pelo título deste ano com 69 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipa Sergio Perez, partilha o recorde de três vitórias austríacas com o tetracampeão Alain Prost.

Outra vitória no Red Bull Ring levá-lo-ia a quatro e seria a sua sétima em nove corridas este ano, bem como a 101.ª da equipa no seu regresso à Áustria pela primeira vez desde a morte do proprietário Dietrich Mateschitz em outubro passado.

 "Vai ser um pouco especial desta vez. É ótimo estar de volta à Áustria com esta série de resultados e com o Max numa forma tão excecional. Haverá um grande público em casa com lotação esgotada e uma grande atmosfera. Eles dão sempre um grande espetáculo e este ano será o maior de sempre", disse o chefe de equipa Christian Horner, no meio das celebrações da 100ª vitória da equipa no Grande Prémio do Canadá.

Verstappen, de facto, já venceu quatro vezes em Spielberg, tendo ganho duas vezes em 2021, quando uma das duas corridas realizadas durante as restrições causadas pela pandemia de Covid foi chamada de Grande Prémio da Estíria.

Apreciar a Áustria

"Gostamos sempre de voltar à nossa corrida em casa, na Áustria", disse Verstappen: "E estou entusiasmado por tentar acrescentar mais um troféu à coleção da equipa. É também o segundo fim de semana de corridas de sprint e estas são sempre mais agitadas e complexas."

Espera-se novamente um enorme apoio ao neerlandês, com um vasto exército laranja acampado no circuito, mas após os relatos do ano passado de abusos racistas, sexistas e homofóbicos entre os espectadores, o álcool foi proibido e as medidas de segurança reforçadas.

A chuva também está prevista para grande parte do fim-de-semana, especialmente na sexta-feira e no sábado, mas é improvável que preocupe Verstappen, que venceu a corrida de sprint no ano passado, quando o rival Charles Leclerc lutou para tirar a vitória da Ferrari no grande prémio.

Essa foi a última vitória da Ferrari e, depois de outra deceção em Montreal, eles esperam dar uma resposta neste fim de semana e, pelo menos, competir com a Aston Martin e a Mercedes por um pódio.

Desde essa vitória de Leclerc, que deixou clara a sua insatisfação com a forma e a tomada de decisões da Ferrari, a Red Bull venceu 18 das 19 competições, com a Mercedes a vencer a outra. Após a recente melhoria dos resultados com o seu carro atualizado, o sete vezes campeão Lewis Hamilton vai tentar manter a sua dinâmica, enquanto o bicampeão Fernando Alonso tem como objetivo um sétimo pódio do ano com a Aston Martin.

"Espero que em algum momento possamos nivelar um pouco mais as coisas entre nós", disse Hamilton, depois de terminar em terceiro lugar atrás de Verstappen e Alonso no Canadá: "Os três em uma batalha super próxima seria fantástico!"